Boris Johnson desmente Conselho Europeu sobre bloqueio britânico à exportação de vacinas

10 de Março 2021

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, desmentiu esta quarta-feira o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e afirmou que o Reino Unido não bloqueou a exportação de vacinas contra a Covid-19 nem de componentes. 

“Deixem-me ser claro: não bloqueámos a exportação de uma única vacina contra a covid-19 ou componente de vacinas. Esta pandemia colocou-nos todos do mesmo lado no combate pela saúde internacional, somos contra o nacionalismo das vacinas em todas as suas formas”, afirmou na abertura do debate semanal no Parlamento.

Num texto divulgado na terça-feira, Charles Michel diz-se “chocado com as acusações de ‘nacionalismo de vacinas’ contra a UE”, opinando que, “também neste caso, os factos não mentem”, já que a UE simplesmente instaurou um sistema para controlar a exportação de doses produzidas na União, enquanto “Reino Unido e os Estados Unidos impuseram uma proibição total à exportação de vacinas ou componentes de vacinas produzidas no seu território”.

Ainda na terça-feira, o Governo britânico negou a acusação e disse que “quaisquer referências a uma proibição de exportação do Reino Unido ou quaisquer restrições às vacinas são completamente falsas”.

Sem recuar, Michel respondeu durante a noite através da rede social Twitter ter esperança que “a reação do Reino Unido resulte em mais transparência e aumento das exportações para a UE e países terceiros”.

Existem “diferentes formas de impor proibições ou restrições a vacinas / medicamentos”, acrescentou.

Boris Johnson manifestou “orgulho” com o “sucesso” do programa de vacinação no Reino Unido, que já imunizou mais de 22,5 milhões de pessoas com uma primeira dose das vacinas.

Londres e Bruxelas entrarem em confronto recentemente após a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca ter admitido que só poderia entregar no primeiro trimestre apenas um terço das doses prometidas aos 27.

A UE respondeu com a introdução de um mecanismo de controlo das exportações apenas para vacinas prontas para uso, acionado pela Itália na semana passada, ao bloquear 250 mil doses da vacina da AstraZeneca com destino à Austrália.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

Novo autarca de Ovar anuncia foco na saúde

Domingos Silva, que terça-feira assumiu a presidência da Câmara Municipal de Ovar após a renúncia de Salvador Malheiro, anunciou que dará prioridade à defesa da orla costeira, a uma nova referenciação hospitalar e à desagregação das freguesias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights