Governo da Madeira vai vacinar 5.000 elementos da comunidade educativa

10 de Março 2021

O Governo da Madeira vai manter esta semana as medidas de prevenção contra a Covid-19 e proceder à vacinação a cerca de 5.000 elementos da comunidade educativa, anunciou esta quarta-feira o presidente do executivo.

Miguel Albuquerque falava à margem da visita que efetuou às obras de remodelação do centro de saúde Dr. Agostinho Cardoso, no Funchal, para a instalação do Centro de Rastreios da Região Autónoma da Madeira, integrando, entre outros, os exames do cancro da mama.

O chefe do Executivo Regional de coligação PSD/CDS adiantou que, nas próximas semanas, vão ser vacinados “professores, auxiliares, educadores de infância, administrativos”, todos elementos que “estão em contacto com crianças até ao 6.º ano”.

“Serão vacinadas cerca de 5.000 pessoas desse universo prioritariamente porque são os que estão no regime presencial [das escolas] e cujas crianças não usam máscara”, disse.

Na Madeira, estão em regime não presencial os alunos a partir do 3.º ciclo e os do ensino secundário.

Miguel Albuquerque mencionou que vão ser administradas a estas pessoas as vacinas da AstraZeneca, a mesma que também será aplicada às pessoas com mais de 65 anos na região.

O governante insular argumentou que “andam a administrar esta vacina a milhões de britânicos com mais de 65 anos”.

“Aqui vamos fazê-lo”, declarou, vincando que “o grupo prioritário são os mais idosos, porque são os mais vulneráveis”.

Sobre uma possível abertura nas medidas de prevenção em vigor, salientou que ainda haverá “mais dois ciclos de incubação”.

“Neste momento, estamos ainda a avaliar a situação e não vamos tomar decisões precipitadas porque a consequência é o que está a acontecer em Itália ou em França, onde houve algumas medidas de desconfinamento” e o resultado foi um aumento dos casos de infeção, enfatizou.

Miguel Albuquerque sustentou que, tendo em conta a situação em Portugal, terão de ser tomadas “decisões cuidadosas”.

“É preciso muito cuidado relativamente à reabertura das atividades”, sobretudo numa altura em que “se fala na quarta e quinta onda”, realçou o presidente do governo madeirense.

O governante insular adiantou que na região “as coisas vão ser feitas com cuidados, analisando a situação à semana”, recusando, por exemplo, a abertura das modalidade desportivas, por serem de contacto.

“É perigoso. É impensável, Vamos manter tudo como está [esta semana]”, assegurou.

O Governo da Madeira prolongou até 15 de março as medidas de confinamento na região, numa resolução publicada no Jornal Oficial da região (JORAM) em 08 de março.

Assim, está em vigor o recolhimento obrigatório às 19:00 durante os dias da semana e às 18:00 aos fins de semana, sendo proibido circular até às 05:00 do dia seguinte.

Os estabelecimentos comerciais fecham às 17:00, mas podem fazer entregas ao domicílio até às 22:00 e os serviços da administração pública estão a funcionar com horário reduzido ou em sistema de espelho, devendo as pessoas optar pelos contactos telefónicos ou online.

O último boletim epidemiológico divulgado na terça-feira pela Direção Regional de Saúde reportava na Madeira 58 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, contabilizando 7.671 doentes confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia.

Neste dia, havia 763 casos ativos, 35 pessoas hospitalizadas e mais um óbito, elevando para 67 as mortes associadas a esta doença na Madeira.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights