Marrocos já vacinou quatro milhões de pessoas

10 de Março 2021

As autoridades de Saúde de Marrocos anunciaram esta terça-feira que já vacinaram perto de quatro milhões de pessoas contra a Covid-19, mais de 11% da população do país, mantendo-se o recolher obrigatório e outras restrições.

Recorrendo às vacinas britânica AstraZeneca e chinesa Sinopharm, a campanha de vacinação marroquina teve início no final de janeiro, prevendo imunizar toda a população com mais de 18 anos, num total de 25 milhões de pessoas, tendo em vista a normalização no país.

Segundo a imprensa local, decorrem atualmente contactos com a Rússia para importar a vacina Sputnik V, e ainda com a norte-americana Johnson & Johnson, que comercializa um imunizante de dose única.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a média diária de casos de Covid-19 está ronda atualmente 500, e o país aproxima-se de um total de 490 mil casos desde março de 2020, estando contabilizados 8.695 mortos.

Dado que a testagem é reduzida, o número de novos casos é considerado por especialistas como estando subestimado.

O país encontra-se em estado de emergência de saúde desde março de 2020, devendo assim manter-se até 10 de abril, com recolher obrigatório até meados de março, pelo menos.

As fronteiras encontram-se encerradas e estão cortadas as ligações aéreas com 26 países, os mais recentes Polónia, Noruega, Finlândia, Grécia, Líbano e Kuwait, para procurar travar a entrada das novas variantes de Covid-19.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.600.802 mortos no mundo, resultantes de mais de 117 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.595 pessoas dos 811.306 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This