Artigo acessível apenas a profissionais de saúde.
A atividade de gripe em Portugal passou de uma tendência crescente para estável, mas verifica-se um aumento de casos de infeção provocados pelo vírus influenza A, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
Uma equipa de cientistas da Fundação Champalimaud fez uma descoberta inovadora, revelando que o sistema imunitário desempenha um papel crucial não apenas na defesa contra infecções, mas também na regulação dos níveis de açúcar no sangue.
Os 670 utentes da extensão de saúde de Afife, Viana do Castelo passam a integrar a Unidade de Saúde Familiar (USF) do Vale do Âncora, em Caminha, a partir de segunda-feira, foi hoje divulgado.
A presidente da Câmara de Torres Vedras questionou hoje a ministra da Saúde sobre o lançamento do concurso para a construção do novo hospital do Oeste, recordando que em maio de 2024 foi considerado prioritário.
Angola reportou, nas últimas 24 horas, mais 39 casos de cólera, totalizando 422, dos quais 80 declarados positivos, com mais dois óbitos confirmados, num total de 24, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde divulgado às 18:00.
O continente africano registou 77.888 casos de monkeypox (mpox), dos quais 16.767 confirmados em laboratório, e 1.321 mortes em 21 países desde o início de 2024, anunciou hoje a agência de saúde pública da União Africana.
O presidente da ULS Amadora-Sintra contestou hoje o recente relatório da Ordem dos Médicos e assegurou que o Hospital Fernando Fonseca tem condições para garantir a formação dos internos de formação específica na sequência da contratação de mais médicos.
A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) vai passar a integrar competências que estavam nas extintas Administrações Regionais de Saúde (ARS), de acordo com um decreto-lei aprovado hoje em Conselho de Ministros.
O sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje para o “iminente” encerramento do Centro de Avaliação Médica e Psicológica (CAMP), um projeto-piloto criado na Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, no distrito do Porto.
Os hospitais de Lisboa tiveram de acionar os planos de contingência, reforçar a capacidade de internamento e a ULS São José teve de adiar atividade programada para responder ao aumento da procura das urgências por doentes mais complexos.
0 Comments