Restaurantes da Figueira da Foz apelam à prudência na Páscoa e apostam no verão

19 de Março 2021

Os restaurantes e a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), no distrito de Coimbra, consideram “necessárias” as medidas relativamente à Páscoa e apelam à “prudência para um verão melhor”.

“Todos estamos de acordo de que o nosso sistema precisava de baixar a curva pandémica e restringir a circulação de pessoas na rua, daí apelarmos para que as pessoas e os empresários cumpram escrupulosamente as recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS), a nível individual, para não termos de voltar a um novo confinamento”, disse Nuno Lopes à agência Lusa.

Segundo o presidente da ACIFF para o turismo, a “grande aposta” está concentrada para no verão, no entanto, apela à “prudência” da população para a altura da Páscoa.

“Vindo de um 2020 muito difícil e ao começo de um 2021 da pior maneira, logo a primeira tentação é fazer muitas atividades e campanhas para chamar as pessoas e estimular as vendas, mas isso tem de ser feito de uma forma controlada, por isso, entendemos fazer atividades lúdicas, e campanhas ao comércio, consoante os números pandémicos”, refere Nuno Lopes, presidente da ACIFF.

“O pior que podia acontecer para a economia é confinar, desconfinar, confinar e voltar a desconfinar, devemos pensar num desconfinamento progressivo”, a perspetivar a “retoma económica e não um crescimento rápido”, para “a seguir fechar”, sublinha.

Para o responsável da ACIFF para o turismo, foi realmente necessário “tomar medidas drásticas, mas estamos na altura de retornar à atividade, começa a haver, para além de uma saturação psíquica, um estrangulamento económico”.

Em declarações à agência Lusa, Mário Esteves, presidente da Associação Figueira Com Sabor a Mar, concorda com a decisão do Governo de encerrar para o confinamento, no entanto, “não se pode andar sempre a fechar, numa economia feita de soluços”, afirma.

Na Páscoa, vai subsistir a entrega ’take away’, que, admite, é uma situação que “mantém praticamente a proximidade com o cliente”.

Mário Esteves refere que a maneira de atrair os turistas para o verão é através de iniciativas gastronómicas com “pratos que atraiam os turistas porque é pela boca que nos habituamos a conquistá-los”.

Relativamente aos apoios considera que “nunca são suficientes” e que, além disso, “demoram, prometem, prometem e retardam a atribuí-los”.

De acordo com o proprietário da pizzaria Luzzo e vice-presidente para o Turismo da Associação Comercial e Industrial, Jorge Simões, a perspetiva para este verão é que seja “semelhante ao do ano de 2020″.

Apesar de achar que “os apoios nunca são suficientes”, entende que é necessário “colocar no outro lado da balança e ter consciência de que o Governo não consegue ajudar mais porque não tem possibilidade”.

A pandemia de Covid-19 provocou, em Portugal, 16.743 mortos dos 816.055 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights