Vacinação dos profissionais de saúde em Cabo Verde começa hoje só com Pfizer

19 de Março 2021

Cabo Verde começa esta sexta-feira a vacinar os profissionais de saúde contra a Covid-19, recorrendo apenas às 5.850 doses da vacina da Pfizer já recebidas, aguardando clarificação sobre a segurança das da AstraZeneca, de que dispõe 24.000 doses.

O plano de vacinação inicia oficialmente hoje, segundo o Governo, em todas as ilhas, mas já na quinta-feira foi feita uma cerimónia de antecipação, na Praia, com três médicas, duas enfermeiras e uma auxiliar do centro de saúde da Achada de Santo António a receberem a primeira dose da vacina.

“É um grande momento, que deve ser assinalado com muita confiança”, afirmou, na altura, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Cabo Verde recebeu 24.000 doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca em 12 de março e 5.850 da Pfizer dois dias depois, com o plano de vacinação nacional a iniciar-se em 19 de março, assumindo o Governo a meta de vacinar 70% da população até final do ano.

As doses já recebidas em Cabo Verde inserem-se num total de 108 mil a fornecer pela AstraZeneca ao abrigo da Covax, iniciativa fundada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.

Insistindo que “está demonstrado” que as “vacinas salvam vidas”, o chefe do Governo garantiu que o processo de vacinação em Cabo Verde está a “começar bem”, apesar de arrancar apenas com as doses da Pfizer.

“São vacinas da Pfizer que começaram a ser administradas e esperamos, como temos em mente, nas fases seguintes aumentar o nível de cobertura das vacinações para podermos imunizar a nossa população até finais de 2021”, explicou.

Enquanto isso são aguardados esclarecimentos sobre a segurança das da AstraZeneca, que de resto levaram vários países a suspender a sua administração. O Governo cabo-verdiano explicou anteriormente que “manda o princípio da precaução que as dúvidas levantadas sejam totalmente esclarecidas”, relativamente às vacinas do fabricante anglo-sueco.

A vacinação começa com os profissionais de saúde que trabalham na linha da frente do combate à pandemia, mas o plano de vacinação contra a Covid-19 em Cabo Verde colocou nos grupos prioritários ainda os doentes crónicos, maiores de 60 anos, profissionais do turismo, professores, agentes da Polícia Nacional, Forças Armadas e elementos do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, estimando a necessidade de 267.293 doses da vacina.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights