Hospital de Évora com “constrangimentos” nas urgências de cirurgia e de medicina interna

7 de Novembro 2023

O hospital de Évora vai ficar sem Urgência de Cirurgia Geral até domingo entre as 19:00 e as 08:00, enquanto a Urgência de Medicina Interna só vai atender situações pré-triadas ou urgentes.

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) anunciou ontem em comunicado que os constrangimentos vão incidir na Urgência de Cirurgia Geral aberta ao público, que, naqueles dias e período horário, fica “sem atendimento ao exterior”, apenas os internados terão acesso a cirurgia geral.

O outro constrangimento diz respeito à Urgência de Medicina Interna, a qual “apenas garantirá resposta às situações urgentes e emergentes, a doentes encaminhados pelo CODU/INEM, pela Linha de Saúde 24 ou por outros médicos”.

“Estes constrangimentos decorrem das declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário, para além das 150 horas/ano obrigatórias por lei, apresentadas pelos médicos das várias especialidades”, justificou o HESE.

Entre as 08:00 e as 19:00, “o Serviço de Urgência Polivalente funcionará como habitualmente”, informou o HESE.

No comunicado, o HESE apela a todos os utentes para que contactem a linha Saúde 24 antes de se dirigirem ao Serviço de Urgência, “para que sejam devidamente encaminhados, em função da gravidade do seu quadro clínico”.

Entre 01 e 03 de novembro entre as 21:00 e as 09:00, o Serviço de Urgência Pediátrica do hospital de Évora funcionou com uma equipa reduzida, constituída por dois médicos, anunciou na altura a unidade hospitalar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fecho de Urgência de Castro Verde preocupam autarcas

Os autarcas dos cinco concelhos servidos pelo Serviço de Urgência Básica de Castro Verde estão preocupados com os possíveis dias de fecho do equipamento por falta de médicos, enquanto a CDU convocou uma concentração de protesto para sábado.

PS critica corte significativo no orçamento para a ciência

O secretário-geral do PS considerou hoje que o “corte significativo” no orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é “um sinal muito negativo” num país “onde o Estado deve ser um parceiro do desenvolvimento económico português”.

Surto de língua azul já provocou prejuízos de 6 ME

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirmou hoje que o surto de língua azul se agravou, com prejuízos acima de seis milhões de euros e sem capacidade para recolher os animais mortos devido à doença.

MAIS LIDAS

Share This