Macau e Hong Kong suspendem vacina da BioNTech por defeitos na embalagem

24 de Março 2021

As autoridades de Macau e de Hong Kong anunciaram esta quarta-feira a suspensão da administração da vacina da BioNTech após terem sido detetados defeitos na embalagem de um lote.

A Direção dos Serviços de Saúde de Macau disse ter sido notificada de “defeitos na embalagem da vacina” produzida pela companhia alemã BioNTech “relacionados com a tampa frasco do lote número 210102”, sendo que todas as vacinas (…) existentes em Macau pertencem a este lote”.

“A BioNTech/Fosun Pharma [parceira chinesa da empresa alemã] iniciaram já investigações sobre a causa deste problema tendo decidido suspender imediatamente a vacinação”, informaram as autoridades de Macau em comunicado.

Contudo, na mesma nota sublinhou-se que, “até agora, a BioNTech e a Fosun Pharma não têm motivos para duvidar que a segurança do produto esteja em risco”, com as autoridades a assinalarem que se trata de um “defeito na tampa do frasco”.

Ainda assim, “como medida cautelar, durante o período de investigação, a inoculação do lote número 210102 deve ser suspensa até ao final da investigação”, acrescentaram.

As autoridades frisaram que “esta medida preventiva visa garantir a segurança da vacinação”.

A região administrativa especial chinesa tinha encomendado um total de 400 mil vacinas à BioNTech.

A população de Macau, de pouco mais de 683 mil residentes, pode escolher entre as vacinas da Sinopharm, BioNtech e AstraZeneca, sendo que esta última ainda não chegou ao território.

Ao todo, vão chegar a Macau cerca de 1,5 milhões de vacinas.

A vacina chinesa tem tido uma adesão muito superior à da BioNtech, segundo dados fornecidos pelas autoridades no início do mês.

Os serviços de saúde já começaram hoje a enviar SMS a alertar para a suspensão da vacina e a pedir que as pessoas não se desloquem ao local previsto, indicando que será feita uma notificação posterior da nova data de vacinação “quando for possível”.

Considerada uma das regiões mais seguras do mundo em relação à pandemia de Covid-19, Macau contabilizou apenas 48 casos desde que o novo coronavírus chegou ao território, no final de janeiro de 2020, não tendo registado até hoje nenhuma morte causada pela doença.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Obra de 2,8 ME no Centro de Saúde de Valença concluída em 2026

A reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença por mais de 2,8 milhões de euros arrancou na terça-feira e deve ficar concluída daqui a um ano, revelou hoje a autarquia. O investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o prazo de execução é de 365 dias, disse, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Médio Oriente: Hamas pede para população se afastar de “armadilhas mortais”

O grupo islamita palestiniano Hamas pediu hoje à população da Faixa de Gaza para se afastar de pontos de entrega de ajuda humanitárias que considera “armadilhas mortais”. Segundo o Hamas, os pontos de distribuição de alimentos e de ajuda humanitária de emergência têm sido alvo de disparos que já provocaram a morte a mais de 300 pessoas nas últimas três semanas.  

O que leva algumas mães à depressão perinatal?

Tristeza persistente, fadiga, alterações no sono e apetite ou perda de interesse são sintomas frequentes das mães que sofrem de depressão perinatal. Como evoluem estes sintomas ao longo do tempo? Estudo pioneiro seguiu a trajetória de mães com esta condição e concluiu que a sensibilidade elevada a estímulos internos e externos pode aumentar o risco de depressão, enquanto o apoio do parceiro na gravidez tem um efeito protetor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights