Investigador acusa OMS de ter errado no combate à pandemia ao desaconselhar o Remdesivir

25 de Março 2021

Um dos investigadores que integra a equipa de investigação do Remdesvir no tratamento da Covid-19 nos EUA diz que a Organização Mundial da Saúde errou na orientação do combate ao vírus. Os dados que suportaram a não utilização do medicamento foram “de baixo rigor científico”.

A propósito da aprovação do Remdesvir para tratamento da Covid-19 no Brasil, o médico André Kalil, Investigador na Universidade do Nebraska, disse à CNN Brasil que a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que o medicamento não seja utilizado contra a doença foi um equívoco.

“A OMS fez essa recomendação de não administrar a medicação em função de estudos de baixo rigor científico. Então, infelizmente, o que aconteceu é que a avaliação deles incluiu vários estudos que não tiveram o mesmo rigor científico do que fizemos aqui nos Estados Unidos”, afirma André Kalil

Do ponto de vista do investigador “sabendo o que sabemos sobre o Remdesivir, é antiético não o administrarmos em pacientes que estão com pneumonia por Covid-19 no hospital”.

Em novembro, a OMS atualizou suas orientações sobre o tratamento da Covid-19 e desaconselhou o uso do antiviral para o tratamento de doentes hospitalizados, independentemente da gravidade da doença. 

A 12 de março de 2021 a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso do Remdesivir contra a Covid-19 no Brasil.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This