Áustria negoceia compra de um milhão de doses da vacina russa

30 de Março 2021

A Áustria anunciou esta terça-feira negociações com a Rússia para receber em breve um milhão de doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19, atualmente a ser avaliada pelo regulador europeu.

“O objetivo das negociações iniciadas a 26 de fevereiro é a compra” de doses que permitirão “vacinar 500 mil pessoas a partir de abril”, indicou à agência France-Presse o gabinete do chanceler Sebastian Kurz.

Foi falada a entrega de “300 mil doses em abril, de 500 mil em maio e de 200 mil no início de junho”, precisou.

Segundo a mesma fonte, “já foi assinado um acordo de sigilo para a partilha de documentos confidenciais”.

“Se a Áustria receber mais um milhão de doses de vacinas, podemos voltar à normalidade mais rápido, salvar numerosas vidas e também empregos”, declarou Kurz, citado num comunicado do governo.

Os ocidentais acusam Moscovo de utilizar a sua vacina como um instrumento de influência geopolítica, acusações rejeitadas pela Rússia.

Face à lentidão da vacinação na União Europeia, Viena começou, como a Eslováquia e a República Checa, a negociar diretamente a entrega de lotes alternativos, em complemento aos encomendados pela Comissão Europeia.

“Não devem existir talas geopolíticas. A única coisa que deveria importar é se a vacina é eficaz e segura”, insistiu Kurz, sobre o facto da Sputnik ainda não ter sido aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

A Hungria é atualmente o único membro da UE a administrar aquela vacina, autorizada em 57 países segundo o fundo soberano russo RDIF.

Mas Moscovo só exportou até agora quantidades reduzidas da vacina, porque não é capaz de produzir o suficiente e tem como prioridade a população russa.

As vendas têm sido largamente publicitadas e a Rússia procura diversificar as suas fontes de produção, multiplicando os acordos com empresas estrangeiras.

Além da possibilidade de entregas, Sebastian Kurz discutiu no final de fevereiro com o Presidente russo, Vladimir Putin, uma eventual “produção conjunta”.

A pandemia de Covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019 na China, provocou pelo menos 2,7 milhões de mortos no mundo, resultantes de mais de 127 milhões de casos de infeção, segundo um balanço da agência France Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights