Sociedade Portuguesa de Transplantação defende que transplantados devem ser prioritários na vacinação contra a Covid-19

30 de Março 2021

A Sociedade Portuguesa de Transplantação voltou a alertar para a importância de doentes transplantados integrarem os grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19, uma vez que a imunossupressão e as suas comorbilidades os colocam em risco acrescido.

Esta foi uma das questões abordadas no XV Congresso Português de Transplantação, que decorreu de 24 a 26 de março, em formato virtual, organizado pela Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT). O congresso contou com cerca de 400 especialistas da área da transplantação de vários países.

Foram abordadas várias temáticas, relacionadas com as diferentes áreas da transplantação, como transplante de rim, fígado, coração, pulmão e tecidos.

Para além disso, as questões relacionadas com a Covid-19 não ficaram de lado, nem se limitaram à vacinação, tendo sido discutidos, também, os números da transplantação, questões de ética e medidas para mitigar o efeito da pandemia.

De acordo com a nota enviada às redações, foi unânime a perplexidade perante o facto de os doentes transplantados ainda não terem sido considerados prioritários para a vacinação; doentes que correm riscos acrescidos, sendo que o aumento da mortalidade por Covid-19 pode atingir os 30%, dependendo do tipo transplante, adverte o comunicado.

Ainda segundo o comunicado, a posição da SPT vai ao encontro das considerações de várias sociedades científicas internacionais.

Este parecer foi enviado pela SPT às autoridades competentes há várias semanas. A SPT aguarda resposta.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights