Médicos e sobreviventes juntos em webinar para esclarecer dúvidas sobre AVC e enfarte agudo do miocárdio

6 de Abril 2021

O webinar "AVC e Enfarte. Como distinguir e prevenir!" acontece amanhã, dia 7 de abril, entre as 14h00 e as 15h00, para consciencializar a população para as diferenças e semelhanças entre estas duas doenças.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala amanhã, a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e o Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vão promover este webinar, que reúne profissionais de saúde, sobreviventes de AVC e enfarte e participantes para uma conversa informal.

“Com cerca de 25 mil episódios de internamento por ano, o AVC é a maior causa de incapacidade no nosso país. Pode atingir qualquer pessoa, independentemente do género ou da idade, deixando múltiplas sequelas físicas e motoras, sendo estas as mais visíveis. Contudo, também perduram as consequências na capacidade de comunicação, no campo cognitivo, psicológico, de visão, entre outros”, explica Ana Paiva Nunes, vice-presidente da Portugal AVC, coordenadora da Unidade Cerebrovascular do Hospital S. José e coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da SPMI, citada em comunicado.

João Brum Silveira, presidente da APIC e responsável pelo Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Santo António – Centro Hospitalar Universitário do Porto, também citado em comunicado, esclarece que “o AVC (no cérebro) e o Enfarte Agudo do Miocárdio (no coração) estão associados a episódios vasculares, o que significa que envolvem os vasos sanguíneos e as artérias, em particular.  Contudo, é fundamental que as pessoas compreendam que os sintomas e os fatores de risco até podem ser semelhantes, mas são dois problemas médicos distintos. Com esta iniciativa, esperamos contribuir para a prevenção destas duas doenças, bem como para a redução das suas consequências”.

No caso do enfarte agudo do miocárdio, que ocorre quando uma das artérias que transporta oxigénio e nutrientes ao coração fica obstruída, as pessoas devem estar atentas a vários sintomas, como dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade, alerta o comunicado.

Já no caso do AVC, que ocorre quando uma das artérias que transporta oxigénio e nutrientes ao cérebro fica obstruída (AVC isquémico), ou quando uma artéria do cérebro rompe (AVC hemorrágico), as pessoas podem sentir a face ficar assimétrica de forma súbita, parecendo estar descaído um canto da boca ou uma das pálpebras, falta de força num braço ou numa perna subitamente, fala estranha ou incompreensível, perda súbita de visão de um ou dos dois olhos e forte dor de cabeça sem causa aparente.

Mediante inscrição em https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_k4hF4SLjRGyJsPLRwGyx9A, pode participar nesta iniciativa gratuita.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights