UE apoiou países parceiros com 26 mil ME para combate à pandemia num ano

8 de Abril 2021

A União Europeia (UE) já apoiou os países parceiros, nomeadamente africanos, com 26 mil milhões de euros para combater a pandemia de Covid-19, visando a aquisição de equipamentos de proteção ou superação da crise económica, foi esta quinta-feira anunciado.

“Faz hoje um ano, a Comissão Europeia e o Alto Representante estabeleceram planos para uma resposta orientada da UE para apoiar os esforços dos países parceiros no combate à pandemia, combinando recursos da UE, dos seus Estados-membros e das instituições financeiras europeias”, assinala o executivo comunitário em comunicado.

Denominada “Equipa Europa”, a iniciativa tinha até janeiro de 2021 “apoiado países parceiros em todo o mundo com mais de 26 mil milhões de euros, 65% do pacote global de resposta”, montante que “excede os 20 mil milhões de euros prometidos inicialmente”, acrescenta a instituição.

De acordo com a Comissão Europeia, está agora em causa um compromisso para ajuda de mais de 40 mil milhões de euros.

Bruxelas garante que tal iniciativa está também focada em “assegurar o acesso global e equitativo às vacinas contra a covid-19 e em apoiar o lançamento de campanhas de vacinação, explorando ao mesmo tempo as possibilidades de aumentar a capacidade de produção local”.

“A UE desempenhou um papel de liderança na COVAX [Mecanismo de Acesso Global a Vacinas contra a Covid-19], a iniciativa global que permite aos países de maior rendimento financiar vacinas para países de baixo e médio rendimento”, observa a instituição, notando que a doação europeia vai já em “mais de 2,2 mil milhões de euros”.

Esta ajuda abrange mais de 130 países apoiados em todo o mundo, entre os quais alguns Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, como São Tomé e Príncipe (que obteve apoio financeiro da UE para enfrentar as consequências económicas e sociais da pandemia), Angola (onde foi realizada uma campanha sobre lavagem das mãos e para onde foi alocado apoio aos mais necessitados) e Moçambique (onde se investiu na criação de postos de trabalho).

Criada a 08 de abril de 2020, a iniciativa “Equipa Europa” conta com recursos combinados da UE, dos seus Estados-Membros, e das instituições financeiras, em particular o Banco Europeu de Investimento e o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento.

Este apoio global coletivo está centrado em resposta a emergências e necessidades humanitárias imediatas, no reforço dos sistemas de saúde, água, saneamento e nutrição e ainda na mitigação das consequências sociais e económicas da pandemia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights