ARS do Norte inicia rastreios piloto com motoristas de transportes públicos

9 de Abril 2021

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) informou esta sexta-feira que está a desenvolver iniciativas piloto de rastreio à Covid-19, tendo priorizado o setor dos transportes com testes a motoristas de metro, autocarros, comboios e táxis.

Em resposta à agência Lusa, sem precisar o número de pessoas evolvidas neste rastreio, a ARS-N referiu que a iniciativa se insere num conjunto de “modelos operacionais de rastreio da Covid-19, em contexto ocupacional, de forma a assegurar um processo de desconfinamento seguro”.

“Foi priorizada a área da mobilidade e dos transportes, cujos profissionais apresentam um contacto regular com o público, propiciando um aumento de risco de exposição ao SARS-CoV-2 [novo coronavírus]”, acrescenta a ARS-N.

O rastreio teve início na semana passada, no parque da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) de Bonjoia, com testagem na Metro do Porto e colaboradores de empresas associadas, como a Transportes Espírito Santo de Gaia, bem como taxistas do grande Porto.

A operação expandir-se-á agora a trabalhadores da CP – Comboios de Portugal.

Sem avançar com novas datas ou outros locais, a ARS-N salvaguarda que estas iniciativas piloto permitiram já constituir uma equipa com capacidade para se deslocar a qualquer local da região Norte.

O objetivo é conseguir “operacionalizar um rastreio da Covid-19, que seja justificável face à evolução da situação epidemiológica”.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.890.054 mortos no mundo, resultantes de mais de 133 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.899 pessoas dos 825.633 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Obra de 2,8 ME no Centro de Saúde de Valença concluída em 2026

A reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença por mais de 2,8 milhões de euros arrancou na terça-feira e deve ficar concluída daqui a um ano, revelou hoje a autarquia. O investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o prazo de execução é de 365 dias, disse, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Médio Oriente: Hamas pede para população se afastar de “armadilhas mortais”

O grupo islamita palestiniano Hamas pediu hoje à população da Faixa de Gaza para se afastar de pontos de entrega de ajuda humanitárias que considera “armadilhas mortais”. Segundo o Hamas, os pontos de distribuição de alimentos e de ajuda humanitária de emergência têm sido alvo de disparos que já provocaram a morte a mais de 300 pessoas nas últimas três semanas.  

O que leva algumas mães à depressão perinatal?

Tristeza persistente, fadiga, alterações no sono e apetite ou perda de interesse são sintomas frequentes das mães que sofrem de depressão perinatal. Como evoluem estes sintomas ao longo do tempo? Estudo pioneiro seguiu a trajetória de mães com esta condição e concluiu que a sensibilidade elevada a estímulos internos e externos pode aumentar o risco de depressão, enquanto o apoio do parceiro na gravidez tem um efeito protetor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights