Açores com 34 novos casos e 17 recuperações

14 de Abril 2021

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 34 novos casos de Covid-19, dos quais 32 em São Miguel, um na Terceira e um nas Flores, adianta o comunicado da Autoridade de Saúde Regional.

A entidade adianta no seu boletim diário que os novos casos resultam de 2.128 análises realizadas em laboratórios de referência da região e outras cinco análises realizadas em laboratório privado, não convencionado.

Em São Miguel, a maior e mais populosa ilha dos Açores, “todos os novos casos são em contexto de transmissão comunitária”, diz o comunicado, já na Terceira o caso agora diagnosticado refere-se a um homem residente no concelho de Angra do Heroísmo, freguesia de Nossa Senhora da Conceição, “e deu origem a uma nova cadeia de transmissão partilhada entre São Miguel e a Terceira”.

Na ilha de São Miguel, foram diagnosticados 14 novos casos no concelho da Ribeira Grande, 10 casos no concelho de Vila Franca do Campo, seis no concelho da Lagoa, um no Nordeste e um em Ponta Delgada.

A Autoridade de Saúde dos Açores informa ainda que o caso diagnosticado nas Flores, no concelho de Santa Cruz, refere-se “a um indivíduo, residente, com histórico de viagem e análise positiva ao sexto dia”.

Hoje registou-se ainda um total de 17 recuperações, sendo sete no concelho de Ponta Delgada, três no Nordeste, três em Vila Franca do Campo e uma em Santa Cruz, no concelho da Lagoa.

Há mais quatro doentes hospitalizados, num total de 15 doentes internados no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, sendo que sete estão na Unidade de Cuidados Intensivos, mais um do que na terça-feira.

A região regista hoje 343 casos ativos, sendo 340 em São Miguel (153 em Vila Franca do Campo, 69 em Ponta Delgada, 46 na Ribeira Grande, 43 no Nordeste, 25 na Lagoa e quatro no concelho da Povoação), dois na Terceira, ambos no concelho de Angra do Heroísmo, e um nas Flores, no concelho de Santa Cruz.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.549 casos positivos de Covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.065 pessoas e falecido 30.

A Autoridade de Saúde dos Açores dá nota também hoje de uma nova cadeia de transmissão partilhada entre São Miguel e a Terceira.

Até hoje já foram extintas na região 199 cadeias de transmissão da doença.

Ainda de acordo com a Autoridade de Saúde dos Açores, “até à data de hoje” realizaram-se no arquipélago “416.433 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença covid-19”.

No âmbito da primeira fase do Plano Regional de Vacinação, “desde 31 de dezembro de 2020 e até 08 de abril, 56.725 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago, 39.003 com a primeira dose e 17.722 com a segunda dose”, indica ainda o comunicado de hoje.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights