Associação Rugas de Sorrisos apoia idosos isolados da região da Guarda

23 de Abril 2021

A Associação Rugas de Sorrisos, que apoia idosos isolados dos concelhos de Trancoso e da Guarda, viu aprovada uma candidatura ao programa Portugal Inovação Social para o alargamento da sua atividade, foi esta sexta-feira anunciado.

Segundo a direção, a associação de apoio social “tem vindo a promover na região da Guarda um serviço pioneiro de proximidade” e de apoio aos idosos e seus cuidadores, “que permite adiar ou mesmo evitar a sua institucionalização”.

“O nosso projeto surge num contexto de grandes necessidades a este nível, que colocam o distrito da Guarda em segundo lugar, a nível nacional, com mais idosos sozinhos e isolados. Estes dados, do Censos Sénior, têm vindo a agravar-se consideravelmente nos últimos tempos, com mais de 4.500 idosos em situação de vulnerabilidade, o que nos fez apostar na expansão das nossas respostas”, adiantou hoje à agência Lusa a instituição presidida por Helena Saraiva.

A fonte referiu que são dadas respostas “através de um serviço adaptado às necessidades de cada um, individualmente, e que passa por um serviço de companhia ao domicílio, acompanhamento a consultas, compras, visitas a amigos, atividades de estímulo cognitivo e sensorial, cuidados de saúde e bem-estar – que podem ser apoio no banho, como tratamentos de enfermagem ou sessões de fisioterapia, – atividades de lazer e passeios”.

Para o desenvolvimento da sua atividade, a Associação Rugas de Sorrisos conta com o apoio da iniciativa pública Portugal Inovação Social “que reconhece a relevância” do trabalho desenvolvido e financia, desde 2020 e durante três anos, o seu alargamento.

O projeto corresponde a um investimento de 302.533 euros e no âmbito do programa Portugal Inovação Social tem um financiamento de 70% do Portugal 2020. Os restantes 30% são suportados pela Junta de Freguesia da Guarda, entidade parceira.

“Infelizmente a pandemia obrigou-nos a abrandar o ritmo e pouco temos usufruído dos benefícios que em tempos normais este apoio nos daria. Tanto utentes como investidores se retraem e nós tentamos ajustar e reajustar o que podemos”, de acordo com a direção.

Segundo a fonte, o objetivo era apoiar 30 utentes em 2020, 60 durante este ano e 90 no próximo, mas “a realidade está muito longe de corresponder ao desejado”: “O ano passado apoiámos 10 e este ano, até à presente data, temos sete”.

“Procuramos presentemente o apoio de investidores sociais que queiram associar-se a esta missão, permitindo que ela chegue a mais idosos isolados, ou apadrinhando diretamente um idoso que precise deste apoio, mas não o consegue pagar”, remata.

A Associação Rugas de Sorrisos instituição particular de solidariedade social foi formalizada no dia 13 de outubro de 2017, com o objetivo de prestar apoio à população mais idosa dos concelhos de Trancoso e da Guarda, no interior do país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights