Espanha impõe quarentena obrigatória a pessoas procedentes da Índia

27 de Abril 2021

A Espanha vai impor uma quarentena obrigatória a todas as pessoas procedentes da Índia, apesar de não haver voos diretos, como medida de controlo sanitária face a notícias sobre a deteção de uma nova variante do novo coronavírus.

O anúncio foi feito pela porta-voz do Governo espanhol, María Jesús Montero, lembrando que, uma vez que não existem voos diretos entre Espanha e a Índia, certas medidas, como a proibição destes voos, não podem ser adotadas como fizeram outros países europeus.

O despacho assinado pela ministra da Saúde, Carolina Darias, será publicado na quarta-feira no jornal oficial do Estado e, portanto, inclui uma quarentena obrigatória na mesma linha que já é aplicada a outros viajantes de países terceiros em que circulam variantes diferentes das presentes na Espanha.

Conforme explicou na segunda-feira o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde, Fernando Simón, não há evidências de que a variante do SARS-CoV-2 descoberta na Índia seja mais transmissível em relação às outras ou leve a um agravamento da Covid-19.

Simón alertou, porém, poderia muito bem ser mais contagiosa, dadas as mutações que o vírus sofreu.

E embora ainda não haja casos confirmados em Espanha, Simón não descartou que possa ser detetado.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.122.150 mortos no mundo, resultantes de mais de 147,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.970 pessoas dos 834.991 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights