O estudo do Karolinska Institutet contou com a participação de vários profissionais de saúde suecos que mencionaram a anosmia (perda completa do olfato), ageusia (perda completa do paladar), dispneia e fadiga como os sintomas persistentes após a infeção.
Aproximadamente um a cada dez profissionais de saúde apresentaram pelo menos um sintoma moderado a grave com repercussão negativa na qualidade de vida.
“Vemos que uma quantidade importante de profissionais da saúde sofre com sintomas prolongados após ter Covid-19 branda”, disse para o Medscape a autora sênior do estudo, a médica Dra. Charlotte Thålin, Ph.D.
A investigadora sublinha ainda que a anosmia e a ageusia “podem parecer triviais, mas em longo prazo têm um impacto negativo no trabalho, na vida social e na vida pessoal”.
Para além de ter acompanhado as experiências dos profissionais de saúde relacionadas com a Covid-19 ao longo do tempo, o estudo permitiu observar que não houve aumento do risco de sintomas tardios após o quadro de Covid-19 assintomática. Não houve maior prevalência de problemas cognitivos, como memória ou concentração.
“Mesmo que você seja jovem e previamente hígido, uma infecção leve por Covid-19 pode causar consequências em longo prazo”, concluiu a médica e investigadora.
NR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments