Projeto quer aumentar socialização e combater isolamento de 200 idosos de Coimbra

3 de Maio 2021

O Projeto QuintAAL prevê intervir junto de 200 idosos com mais de 65 anos, do concelho de Coimbra, para combater o isolamento social e atuar na melhoria da qualidade de vida, anunciou esta segunda-feira a entidade promotora.

O projeto, promovido pelo CASPAE, quer ainda contribuir para a redução do declínio cognitivo e para fortalecer a rede de suporte e apoio a pessoas vulneráveis e carenciadas.

A iniciativa integra ações de capacitação da população idosa, em áreas como a da saúde, literacia digital, segurança e autocuidado.

Na ação, vão ser utilizados de meios tecnológicos, que apoiam os idosos nas “necessidades básicas de segurança e saúde, promovendo a estimulação cognitiva, o contacto e o bem-estar”.

Aos participantes, prevê-se um aumento de 30% de melhoria da perceção da qualidade de vida, pois possibilita o “reforço da proximidade com os cuidadores e familiares, facilitando um acompanhamento mais adequado que contribui para o aumento da tranquilidade e do bem-estar emocional de todos”, lê-se em nota de imprensa.

“Os idosos têm-se revelado bastante recetivos e interessados no projeto, por sentirem que existe uma verdadeira preocupação com eles, principalmente pelos momentos em que estão mais sozinhos, sobretudo devido ao estado atual de pandemia covid-19”, disse a coordenadora geral do Projeto QuintAAL, Sofia Madureira citada em nota.

O Projeto QuintAAL promovido pelo CASPAE, decorre em parceria com o centro sócio-cultural polivalente de São Martinho, o centro paroquial de bem-estar social de Almalaguês e centro de apoio social de Souselas.

A iniciativa é financiada através do Programa de Parcerias para o Impacto, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação e Social, cofinanciado pela União Europeia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Consórcio português quer produzir terapias inovadoras com células CAR-T

Um consórcio português que junta clínicos, investigadores e académicos quer desenvolver capacidade nacional para produzir terapias inovadoras com células CAR-T, uma forma avançada de imunoterapia que tem demonstrado taxas de sucesso em certos cancros do sangue, foi hoje divulgado.

Consumo de droga em Lisboa aumentou e de forma desorganizada

Uma técnica de uma organização não-governamental (ONG), que presta assistência a toxicodependentes, considerou hoje que o consumo na cidade de Lisboa está a aumentar e de forma desorganizada, com situações de recaída de pessoas que já tinham alguma estabilidade.

Moçambique regista cerca de 25 mil casos de cancro anualmente

Moçambique regista anualmente cerca de 25 mil casos de diferentes tipos de cancro, dos quais 17 mil resultam em óbitos, estimaram hoje as autoridades de saúde, apontando a falta de profissionais qualificados como principal dificuldade.

Ana Povo e Francisco Nuno Rocha Gonçalves: secretários de estados da saúde

O XXV Governo Constitucional de Portugal, liderado pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro, anunciou a recondução de Ana Margarida Pinheiro Povo como Secretária de Estado da Saúde. Esta decisão reflete uma aposta na continuidade das políticas de saúde implementadas no mandato anterior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights