Reaberta estrada nacional em Arcos de Valdevez após acidente com autocarro escolar

4 de Maio 2021

A circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 202 em Cabana Maior, Arcos de Valdevez, cortada esta terça-feira nos dois sentidos desde as 08:21 devido a uma colisão com um autocarro escolar, foi retomada às 12:00, disse fonte da proteção civil.

Segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, “a reabertura da EN 202 ocorreu após a conclusão de todos os trabalhos de remoção dos veículos e limpeza da via”.

O alerta para a colisão que envolveu um autocarro de transporte escolar e duas viaturas ligeiras, provocando oito feridos ligeiros, foi dado às 07:54.

Contactada pela Lusa, fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse que seis dos oito feridos ligeiros são crianças.

A fonte do CDOS de Viana do Castelo adiantou que “quatro das vítimas foram transportadas para o hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, e outras quatro para o hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo”.

“As seis crianças feridas no acidente têm idades entre os 11 e os 13 anos”, acrescentou.

A vereadora da Câmara de Arcos de Valdevez com o pelouro da Educação, Emília Cerdeira, sublinhou “tratar-se de uma carreira de serviço público, não contratado pela Câmara, que transportava maioritariamente crianças que se dirigiam para a escola”.

Emília Cerqueira, que cerca das 11:10 ainda se encontrava no local do acidente, explicou que “a GNR está a investigar as circunstâncias em que se deu a colisão”, que envolveu um autocarro da transportadora AVIC, com sede em Viana do Castelo.

“Dá a entender que o condutor do carro que vinha no sentido contrário ficou encadeado pelo sol e entrou na faixa de rodagem oposta, embatendo no autocarro”, especificou.

Segundo Emília Cerdeira, “os passageiros que seguiam no autocarro referiram que o condutor vinha devagar, mas com a colisão alguns acabaram por embater nos bancos da frente, sofrendo ferimentos ligeiros”.

“Algumas crianças foram para casa porque os pais as vieram buscar, outras foram para a escola”, disse.

Também o presidente da Junta de Freguesia de Cabana Maior, Joaquim Campos, especificou que o autocarro “transportava cerca de 30 crianças de várias freguesias (Soajo e Gavieira) que iam para o centro escolar no centro da vila de Arcos de Valdevez”.

Segundo o autarca, que se deslocou ao local do acidente, “as crianças sofreram ferimentos ligeiros, mas estavam muito assustadas”.

“Algumas bateram com a cara, sem gravidade, estavam sobretudo em pânico”, disse.

O autarca adiantou que “um dos dois adultos feridos é o condutor da viatura que colidiu com o autocarro”.

“É um funcionário da equipa de sapadores do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), com cerca de 50 anos. Estive a falar com ele e disse-me que ficou encadeado pelo sol e, como o acidente ocorreu numa curva, não conseguiu ver. O homem queixava-se de dores nas costas, mas estava bem. Teve de ser desencarcerado por ter sido operado recentemente à coluna e os bombeiros não arriscaram danos maiores”, especificou.

No local do acidente chegaram a estar 28 operacionais e 12 viaturas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana.

Vírus respiratórios antecipam época de maior risco para grupos vulneráveis

Especialistas alertam para o aumento precoce de casos de rinovírus, adenovírus e VSR, que afetam sobretudo idosos e doentes crónicos. A antecipação da vacinação contra a gripe e a adoção de medidas preventivas simples surgem como estratégias determinantes para reduzir complicações e evitar a sobrecarga dos serviços de urgência durante o pico epidémico.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights