Governador brasileiro absolvido em processo sobre compra de ventiladores

8 de Maio 2021

O governador do estado brasileiro de Santa Catarina, Carlos Moisés, que estava afastado do cargo, foi absolvido na sexta-feira num processo de destituição sobre a alegada compra irregular de 200 ventiladores hospitalares na pandemia de Covid-19.

O caso foi julgado por cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e por cinco deputados estaduais.

Carlos Moisés recebeu seis votos a favor da destituição e quatro contrários, mas, para que fosse condenado, seriam necessários pelo menos sete votos nesse sentido, acabando absolvido.

“A decisão do Tribunal Especial Misto pela absolvição repara um erro e põe um ponto final às tentativas de atribuir falsamente a mim a prática de atos ilegais. Não guardo ressentimentos. Quando decidi assumir a missão, tinha ciência do que enfrentaria. Restabelecida a verdade, o foco agora deve estar no que verdadeiramente importa, que é trabalhar pelo bem de Santa Catarina”, escreveu Moisés na rede social Twitter, após a decisão.

A acusação contra o governador deu-se devido a uma compra de 200 ventiladores com dispensa de licitação e pagamento antecipado.

O político estava afastado do cargo desde o final de março, aguardando a conclusão do julgamento.

O seu lugar foi assumido temporariamente pela sua vice-governadora, Daniela Reinehr. Com a decisão de sexta-feira, Carlos Moisés poderá regressar ao cargo no imediato.

“A falta de provas em qualquer instância impede a condenação, sob pena de estarmos afrontando o Estado democrático de Direito. Eu reitero as razões do meu voto e convencimento para manter a absolvição”, disse o deputado Fabiano da Luz, último a votar favoravelmente ao governador.

Este é o segundo processo de destituição que Moisés enfrenta em menos de seis meses. O caso anterior envolveu o reajuste salarial de procuradores estaduais, mas também foi absolvido após a conclusão de que não houve ilegalidade no aumento dos salários.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights