Autarca de Braga admite problemas de acessibilidade a nova extensão de saúde

17 de Maio 2021

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, admitiu que as acessibilidades à nova extensão de saúde de Sequeira/Cabreiros não são as ideais, mas sublinhou que vão ser introduzidas melhorias para “mitigar” o problema.

Na reunião quinzenal do executivo, Rio lembrou que a extensão de saúde é uma “ambição de longuíssima data” das populações locais, pelo que o município não quis “obstaculizar a concretização do projeto”, decidindo dar luz verde à operação urbanística, apesar de reconhecer os problemas de acessibilidade.

“Não são as condições ideais [em termos de acessibilidade], mas privilegiamos a concretização deste projeto ao podermos ter de esperar por uma solução que pudesse responder a esses objetivos, mas que fizesse retardar ainda mais a concretização desta ambição”, afirmou o autarca.

A obra, já a decorrer, mereceu, anteriormente, um parecer negativo do Departamento de Mobilidade do município, face à escassez de lugares de estacionamento e, sobretudo, a problemas de acessibilidade, relacionados com a ligação pedonal às paragens de autocarros.

Aquele departamento, face à irreversibilidade da obra, propôs medidas de atenuação dos problemas de estacionamento e acessibilidade, que em parte foram acolhidas, pelo que o município deu hoje luz verde à operação urbanística.

“Vamos mitigar as questões levantadas pela Divisão da Mobilidade”, disse Ricardo Rio, assegurando que serão introduzidas algumas alterações que, “embora não sendo as ideais, preconizam, ainda assim, melhorias face ao que seria a situação sem nada ser feito”.

O executivo foi unânime no deferimento da operação urbanística.

Na reunião de hoje, foi ainda aprovado, por unanimidade, o projeto de execução para a primeira fase da reabilitação da antiga escola Francisco Sanches e sua conversão em centro cultural.

Nesta primeira fase, terá lugar a requalificação de todo o piso 0, para ali instalar o Arquivo Municipal, bem como a reabilitação geral do edifício em termos de coberturas, fachadas, vãos e arranjos exteriores.

O investimento estimado ascende a mais de 1,7 milhões de euros, sendo o prazo de execução de um ano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights