Hospital de Santa Marta usa inteligência artificial para tratar doentes coronários

20 de Maio 2021

O Hospital de Santa Marta, em Lisboa, utiliza a partir de quinta-feira uma plataforma tecnológica inovadora que, aliada à inteligência artificial, permite detetar automaticamente a gravidade do bloqueio dos vasos sanguíneos, facilitando o diagnóstico e tratamento de doentes coronários.

Segundo anunciou hoje a farmacêutica Abbott, ao contrário dos métodos de imagem como a angiografia convencional, a tecnologia de tomografia de coerência ótica (TCO) recorre à luz infravermelha para fornecer imagens de alta definição a partir do interior de um vaso sanguíneo.

Desta forma, os médicos podem dispor de uma visualização mais pormenorizada das artérias dos seus pacientes, permitindo-lhes personalizar o tratamento a aplicar em cada caso, adiantou a empresa.

Na prática, o novo ‘software’ permite detetar, de forma automática e com recurso à inteligência artificial (IA), a gravidade dos bloqueios de cálcio e medir o diâmetro dos vasos para uma melhor tomada de decisão dos médicos durante os procedimentos de colocação de `stent´ coronário (dispositivo em forma de tubo utilizado para manter as artérias abertas).

Para além do Hospital de Santa Marta, que recebe a primeira solução do género a ser implementada em Portugal, a empresa estima que esta tecnologia possa chegar a cerca de 50 outras unidades hospitalares.

“Este é o primeiro `software´ do género em Portugal, que permite melhores resultados para os pacientes, reduzindo os custos e otimizando a experiência do paciente e do médico”, adiantou a farmacêutica em comunicado.

O Hospital de Santa Marta é considerado um dos principais centros de referência de diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares a nível nacional.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights