EMA anuncia sexta-feira decisão sobre uso da vacina da Pfizer em jovens

26 de Maio 2021

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anuncia na sexta-feira a decisão dos especialistas sobre a administração da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 em jovens entre os 12 e os 15 anos.

Segundo anunciou hoje o regulador europeu responsável pela avaliação e supervisão de medicamentos na União Europeia (UE), a decisão será tomada na reunião extraordinária de sexta-feira do Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP).

“Esta reunião extraordinária é organizada no âmbito da avaliação de um pedido de extensão da utilização da vacina Comirnaty [nome comercial do fármaco] em crianças dos 12 aos 15 anos”, referiu a EMA, ao avançar que o objetivo “é concluir a avaliação, se possível”.

O CHMP é responsável pela preparação dos pareceres técnicos desta agência da UE sobre todas as questões relativas aos medicamentos para uso humano.

A vacina Comirnaty, de RNA mensageiro e desenvolvida pela farmacêutica americana Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech, está autorizada pela EMA para pessoas a partir dos 16 anos e recebeu a autorização de introdução no mercado condicional em toda a UE a 21 de dezembro de 2020.

Na terça-feira, a presidente da Comissão Europeia disse esperar este mês a autorização da EMA para começar a imunizar jovens dos 12 aos 15 anos com a vacina da PfizerBioNtech contra a Covid-19.

“Esperamos autorização da EMA até ao final do mês para começar a administrar a vacina da PfzerBioNTech a jovens entre os 12 e os 15 anos”, referiu Ursula von der Leyen, ao adiantar que este foi o único laboratório que submeteu, para já, um pedido de autorização neste sentido.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights