De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, os novos casos resultam de 2.255 análises realizadas nos laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas, período em que se registaram também 14 recuperações na ilha de São Miguel.
A Ribeira Grande continua a ser o concelho com maior número de casos detetados diariamente, tendo sido diagnosticados nas últimas 24 horas 21 novos doentes (dois na Ribeirinha, 13 em Rabo de Peixe, dois em Santa Bárbara, dois na Ribeira Seca e dois na Lomba de São Pedro).
O concelho de Ponta Delgada tem hoje 12 novos casos, dos quais três em São Vicente Ferreira, dois nos Arrifes e dois nos Fenais da Luz. Nas Capelas foi diagnosticado um novo caso, assim como em São Roque, em São José, na Fajã de Baixo e nas Sete Cidades.
Já Vila Franca do Campo tem seis novos casos: cinco na Ponta Garça e um em São Pedro.
Quanto à Lagoa, tem um novo caso, no Cabouco, e o Nordeste regista também um novo doente, na Achadinha.
O caso detetado nas Flores encontra-se na freguesia da Fajã Grande, nas Lajes.
Hoje há mais dois doentes internados do que na quarta-feira, com sete pessoas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, mas nenhum em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
O arquipélago conta agora com 285 casos ativos de Covid-19, sendo 279 em São Miguel, dois no Pico, um na Terceira, um no Faial, um nas Flores e um em São Jorge.
Não há qualquer cadeia de transmissão ativa, tendo-se extinguido 202 até ao presente.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.467 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 5.020 pessoas e falecido 33.
Desde 31 de dezembro de 2020 e até 20 de maio, foram administradas nos Açores “106.631 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 68.352 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose e 38.278 pessoas com ambas as doses”, no âmbito do Plano Regional de Vacinação, segundo é também referido no comunicado da Autoridade de Saúde Regional.
A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.500.321 mortos no mundo, resultantes de mais de 168,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
LUSA/HN
0 Comments