Munícipes de Idanha-a-Nova têm cartão de saúde gratuito e com cobertura nacional

27 de Maio 2021

A Câmara de Idanha-a-Nova lançou um cartão de saúde, gratuito para todos os munícipes residentes e recenseados no concelho, que inclui serviços clínicos numa vertente local e nacional, foi esta quinta-feira anunciado.

“Trata-se de um seguro complementar ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que dá acesso célere e diário aos cuidados primários de saúde, disponibilizando um conjunto de serviços, a nível local e nacional, a todos os beneficiários”, refere, em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco.

O “Cartão Raiano de Saúde 0-114” é distribuído de forma gratuita a todos os munícipes residentes e recenseados no concelho e inclui serviços médicos como hospitalização, parto, ambulatório, consultas e exames, estomatologia, fisioterapia e rede de bem-estar, entre outros.

Citado no documento, o presidente da autarquia, Armindo Jacinto, afirma que o Cartão Raiano de Saúde, “sem custos para os munícipes ou limite de idade, permite usufruir de um centro de atendimento em permanência em Idanha, com médico e duas enfermeiras, mas também de serviços médicos e de enfermagem ao domicílio”.

“Vem reforçar uma oferta de saúde integrada que inclui ainda as viaturas Unidade Móvel de Saúde e Espaço Móvel Cidadão que percorrem todas as freguesias do concelho”, sublinha o autarca.

Este é um projeto com características únicas em Portugal, cuja preparação decorre há cerca de seis anos e surge, após um concurso público internacional, lançado pelo município de Idanha-a-Nova.

O cartão faz parte da estratégia do município de Idanha-a-Nova para a criação de condições para viver com qualidade naquele concelho raiano.

“A saúde de qualidade e proximidade é mais um argumento muito positivo para fixar quem vive em Idanha, mas também para captar novos idanhenses e desafiar a nossa diáspora a fixar aqui a sua residência. Vem somar a saúde às estratégias que também temos desenvolvido nas áreas da educação, da habitação, da segurança e da captação de investimento, criação de riqueza e emprego”, conclui Armindo Jacinto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights