Costa elogia “sentido de urgência” dos 27 parlamentos

31 de Maio 2021

O primeiro-ministro português elogiou esta segunda-feira “o sentido de urgência” dos parlamentos nacionais a ratificação, em apenas cinco meses, da decisão dos recursos próprios da União Europeia (UE) que permitirá dar respostas à crise pandémica.

António Costa foi um dos convidados da 65.ª COSAC (Conferência dos Órgãos Especializados em Assuntos da União dos Parlamentos da União Europeia) que se realizou, por videoconferência, a partir da Assembleia da República, em Lisboa.

“A forma rápida como todos os parlamentos nacionais da UE concluíram na semana passada o processo de ratificação da decisão dos recursos próprios da União”, afirmou, “demonstra bem o sentido de urgência compreendida”.

“Desta vez”, tudo foi feito em cinco meses e não os 28 meses que demorou a fazer na crise anterior, afirmou o chefe do Governo português, a um mês de Portugal terminar a presidência portuguesa do Conselho da UE.

No seu discurso, elogiou, igualmente, a resposta “forte e articulada” da União à crise económica e social, “a maior desde a II Guerra Mundial”, causada pela pandemia de Covid-19, desde março de 2020, com “o mais robusto programa financeiro” de sempre.

Desde o Banco Central Europeu, que foi “decisivo no controle dos equilíbrios financeiros”, à “pronta resposta” da Comissão Europeia e do Conselho com as “linhas extraordinárias de apoio às empresas ao emprego e aos Estados necessitados” ou ainda com o processo de compra de vacinas.

Depois, falou das prioridades da presidência e apontou alguns dos objetivos alcançados, como o acordo para o Certificado Digital Covid-19.

A COSAC (Conferência dos Órgãos Especializados em Assuntos da União dos Parlamentos da União Europeia) foi criada em 1989 e é a primeira conferência interparlamentar a reunir delegações de parlamentares dos Estados-membros da UE e do Parlamento Europeu para debater temas da agenda europeia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights