Vencedor da Estação Imagem diz que pandemia foi “prova de fogo” para o fotojornalismo

13 de Junho 2021

O fotojornalista Gonçalo Delgado, que venceu o principal prémio da Estação Imagem 2021 Coimbra, disse hoje que a pandemia de covid-19 foi uma "prova de fogo" para o fotojornalismo.

“Esta foi uma altura de prova de fogo, em que tínhamos que documentar o que estava a acontecer em Portugal”, afirmou Gonçalo Delgado à agência Lusa no final da cerimónia de entrega de prémios da Estação Imagem, que decorreu na Antiga Igreja do Convento São Francisco.

O fotojornalista ‘freelancer’ venceu o principal prémio de fotojornalismo em Portugal com um trabalho feito no Hospital de Braga, em que a unidade de obstetrícia e a de cuidados intensivos covid-19 estão separadas apenas por um andar, pondo “em confronto a vida e o espectro da morte, o nascimento e a agonia”.

“Eu estava com uma vontade muito grande de documentar o que estava a acontecer”, contou, referindo que, quando foi para o hospital, já tinha intenção de fazer um trabalho “diferente do tradicional” da “desgraça do covid e das mortes”.

Cinco minutos depois de chegar ao hospital, Gonçalo Delgado teve acesso a um parto com recurso a cesariana e fotografou-o, para fazer “um paralelismo entre nascimento e a morte, que é separada apenas por um andar”.

“Acho que isso traz uma narrativa diferente da desgraça a que estamos habituados com a pandemia. Sempre quis fazer alguma coisa que não fosse apenas a pandemia, mas viver a pandemia a partir dos olhos de uma pessoa que está prestes a dar à luz, que está prestes a criar vida e não a perdê-la, como tem sido constante neste ano”, explicou.

Para o presidente do júri da Estação Imagem, Thomas Borberg, antigo editor-chefe de fotografia do Politiken, da Dinamarca, e também jurado do World Press Photo, o trabalho vencedor capta o principal tópico do ano que passou, mas notou que “não é uma história fácil de contar”.

A história foi contada “de uma forma em que consigo perceber o que estava a acontecer, em que consigo perceber a forma como a pandemia nos afetou”, frisou.

O presidente do júri realçou ainda a importância de jornais e outros órgãos de comunicação social darem prioridade ao fotojornalismo.

“Uma coisa é tirar uma fotografia e partilhar. Outra é contar uma história. Precisamos de mais ‘storytellers’ para contar histórias que queremos ver não apenas hoje e amanhã, mas também daqui a dez anos”, realçou.

Esta foi a quarta edição em que o Estação Imagem decorreu em Coimbra.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights