INEM reforça dispositivo de meios de emergência médica no verão

14 de Junho 2021

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar o dispositivo de emergência médica nacional entre junho e setembro com a introdução de 11 meios de emergência em diferentes áreas geográficas nacionais.

Em comunicado enviado à Lusa, o INEM explica que “a atual fase de desconfinamento e os movimentos sazonais que tradicionalmente se verificam durante os meses estivais fazem prever um aumento da atividade” do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) em determinadas áreas geográficas.

Este acréscimo serve, assim, “para acautelar e garantir uma resposta eficaz” do SIEM “a situações de acidente ou doença súbita”.

O INEM desenvolveu um plano de reforço do dispositivo de meios de emergência que tem em conta as áreas geográficas e as previsões de procura da população.

No norte do país, o concelho de Terras de Bouro vai passar a contar com dois Postos de Emergência Médica localizados nos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e na delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Rio Caldo.

Na região centro, estará em funcionamento um Posto de Emergência Médica na delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Vilar Formoso.

Os municípios do Montijo, Grândola e Odemira terão igualmente um reforço da atividade de assistência pré-hospitalar, através de Postos de Emergência Médica situados, respetivamente, nos Bombeiros Voluntários de Canha, de Grândola e de Vila Nova de Mil Fontes.

A região algarvia terá ao dispor cinco meios de emergência adicionais, através de Postos de Emergência Médica localizados em Ferreiras (Cruz Vermelha Portuguesa de Silves), Fuseta (Cruz Vermelha Portuguesa de Olhão), Almancil (Cruz Vermelha Portuguesa de Faro-Loulé) e Albufeira (Bombeiros Voluntários de Albufeira), para além da abertura de uma Ambulância de Emergência Médica em Tavira.

Ainda no Algarve, o INEM vai disponibilizar aparelhos de Desfibrilhação Automática Externa aos Bombeiros Voluntários de Tavira e aos de Olhão para utilização nas Ilhas Barreira (Tavira e Armona).

O INEM sublinha que tal como nos restantes meses do ano, “irá acompanhar de forma permanente o número de ocorrências e acionamentos, por forma a identificar possíveis ajustamentos no referido dispositivo, em função da procura dos serviços, num ano caracterizado por uma elevada incerteza, tanto ao nível da evolução da Covid-19 como dos efeitos do plano de desconfinamento”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana.

Vírus respiratórios antecipam época de maior risco para grupos vulneráveis

Especialistas alertam para o aumento precoce de casos de rinovírus, adenovírus e VSR, que afetam sobretudo idosos e doentes crónicos. A antecipação da vacinação contra a gripe e a adoção de medidas preventivas simples surgem como estratégias determinantes para reduzir complicações e evitar a sobrecarga dos serviços de urgência durante o pico epidémico.

Sword Health assume liderança do consórcio de inteligência artificial do PRR

A Sword Health é a nova entidade coordenadora do Center for Responsible AI, um consórcio financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, substituindo a Unbabel. A startup afirma ser atualmente a que mais investe no projeto, com uma taxa de execução de 76% a oito meses do prazo final. O cofundador, André Eiras, adianta que a transição, já aprovada pelo IAPMEI, confere à tecnológica portuguesa maior responsabilidade na liderança de projetos das Agendas Mobilizadoras

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights