Câmara de Loures aprova construção do Centro de Saúde de Santo Antão do Tojal

16 de Junho 2021

A Câmara Municipal de Loures aprovou esta quarta-feira o contrato programa a celebrar com o Governo para a construção do Centro de Saúde de Santo Antão do Tojal, uma infraestrutura que deverá estar concluída em 2022 para servir 10.500 utentes.

O documento foi aprovado por unanimidade esta tarde durante a reunião do executivo municipal de Loures, no distrito de Lisboa, liderado por Bernardino Soares (CDU).

“Este protocolo vem formalizar coisas que já estão em andamento há vários meses. Há a cedência de um terreno que já está concretizada e os projetos estão na fase final de elaboração. Contamos ainda este ano fazer o lançamento do concurso de empreitada”, descreveu o autarca.

No que diz respeito ao valor do investimento, Bernardino Soares ressalvou que “ainda não existe uma estimativa de custo”, nem a “repartição das fontes de financiamento”, referindo, contudo, que a obra foi inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“A atual unidade serve três antigas freguesias (Santo Antão do Tojal, São Julião do Tojal e Fanhões) e funciona num edifício totalmente degradado”, apontou.

O novo Centro de Saúde de Santo Antão do Tojal, que deverá estar concluído no final de 2022 e irá servir 10.500 utentes, vai ficar localizado na Quinta do Aqueduto.

Relativamente a outras unidades de saúde a serem construídas no concelho de Loures, o autarca referiu que a do futuro Centro de Saúde de Santa Iria da Azoia é a que “está mais avançada”, prevendo-se a sua conclusão em novembro deste ano.

O Centro de Saúde de Santa Iria da Azoia representa um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros e vai servir 20 mil utentes.

Também este ano, a autarquia prevê iniciar as obras de construção do Centro de Saúde do Catujal, que deverá estar concluído em 2022 e que vai servir cerca de 13 mil utentes das localidades de Catujal, Unhos e Apelação, num investimento total de 4,6 milhões de euros.

Numa fase mais precoce encontra-se o processo de construção do Centro de Saúde de Camarate, encontrando-se a autarquia e a Administração Regional de Saúde (ARSLVT) a “afinar o programa funcional” e a proceder à escolha do terreno.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights