Ministério da Administração Interna e Associação Nacional das Farmácias vão melhorar programa Farmácia Segura

17 de Junho 2021

O Ministério da Administração Interna e a Associação Nacional das Farmácias vão melhorar o programa Farmácia Segura através da criação de uma nova solução tecnológica que permita a atualização das medidas de segurança no setor, foi esta quinta-feira anunciado.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que no âmbito do protocolo de colaboração entre o MAI e a Associação Nacional das Farmácias (ANF) foi ativada a comissão mista que tem como objetivo desenvolver os trabalhos necessários para melhorar o programa Farmácia Segura, que teve início em 2006.

A comissão mista, cuja ativação foi decidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, reuniu-se na quarta-feira e contou com a presença de representantes do MAI, da ANF, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Sistema de Segurança Interna e Rede Nacional de Segurança Interna.

“Com a ativação da comissão mista, pretende-se desenvolver os trabalhos necessários para melhorar o programa Farmácia Segura, estudando a implementação de uma nova solução tecnológica que permita a atualização das medidas de segurança no universo das farmácias”, precisa o comunicado.

O programa Farmácia Segura foi delineado conjuntamente entre o MAI e a ANF em 2006, revisto posteriormente em 2011, de forma a reforçar as condições de segurança e minimizar os riscos a que se expõem os profissionais e os utentes dos estabelecimentos farmacêuticos, disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Segundo o MAI, este programa baseia-se “na estreita colaboração e partilha de informações com as forças de segurança, apostando na formação, informação e gestão ativa da segurança”.

No âmbito do programa foram efetuadas ligações entre as farmácias aderentes e um sistema de alarme que permite, após o seu acionamento, uma resposta imediata por parte dos meios policiais.

Estatísticas divulgadas na página da internet da PSP dão conta que atualmente o programa Farmácia Segura conta com 2.770 farmácias ativas, tendo em 2020 a Polícia de Segurança Pública efetuado 115 ações de sensibilização e 160 contactos individuais de prevenção criminal junto deste setor.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights