Número de recuperações nos Açores ultrapassa novos casos

17 de Junho 2021

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 23 novos casos positivos de Covid-19, sendo 22 em São Miguel e um na Terceira, assinalando-se 30 recuperações, indica esta quinta-feira o comunicado da Autoridade de Saúde açoriana.

De acordo com o boletim diário daquela entidade, quanto a São Miguel, o concelho de Ponta Delgada regista hoje 13 novos casos (um na Fajã de Baixo, três nos Arrifes, cinco em São Pedro, um no Livramento, um na Fajã de Cima, um em Fenais da Luz e um em São José) e o município da Lagoa cinco novos doentes com Covid-19 (dois em Santa Cruz, dois em Água de Pau e um no Rosário).

Ainda em São Miguel, no concelho da Ribeira Grande há quatro novos casos (um em cada uma das freguesias de Rabo de Peixe, Conceição, Ribeirinha e Ribeira Seca).

As novos infeções foram detetadas após 2.417 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região, havendo também nas últimas 24 horas um total de 30 recuperações na ilha de São Miguel.

“O caso diagnosticado na ilha Terceira, na freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, refere-se a um viajante, não residente, com resultado positivo ao 6.º dia”, refere a Autoridade de Saúde.

Em São Miguel “todos os casos são referentes a transmissão comunitária”, explica a Autoridade de Saúde dos Açores.

Hoje estão internados oito doentes, cinco no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e três no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, mas nenhum destes doentes internados está em Unidade de Cuidados Intensivos.

O arquipélago conta presentemente com 301 casos positivos ativos, sendo 287 em São Miguel, 11 na Terceira e três no Faial.

Não há cadeias de transmissão local ativas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.003 casos positivos de Covid- 19, tendo recuperado da doença 5.535 pessoas e falecido 33.

“Desde 31 de dezembro de 2020 e até 14 de junho, foram administradas nos Açores 170.906 doses de vacina contra a Covid-19, correspondentes a 101.900 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 69.006 pessoas com ambas as doses”, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.824.885 mortos no mundo, resultantes de mais de 176,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights