Profª. Helena Canhão: “diagnóstico e tratamento precoce podem travar a artrite reumatoide”

06/23/2021
Helena Canhão, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, lembra que o diagnóstico e o tratamento precoce evitam a destruição articular, permitem controlar a inflamação e a progressão da doença.

Habitualmente, as terapêuticas convencionais controlam cerca de 70% a 80% dos casos de artrite reumatoide mas em 20% a 30% é necessária a utilização de terapêuticas biotecnológicas. Helena Canhão, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, lembra que o diagnóstico e o tratamento precoce evitam a destruição articular, permitem controlar a inflamação e a progressão da doença.

 HealthNews – Qual é a prevalência da artrite reumatoide em Portugal?

Helena Canhão – A artrite reumatoide (AR) tem uma prevalência de 0,7%, ou seja, há cerca de 65.000 mil doentes com AR no nosso país. Estes números foram calculados no EpiReumaPt, o estudo epidemiológico das doenças reumáticas em Portugal, através de uma amostra representativa da população adulta portuguesa, onde foram entrevistadas 10.661 pessoas.

HN – Quais são as implicações da AR na vida dos doentes?

HC – As principais manifestações da doença são o inchaço nas articulações, a dor e a diminuição da mobilidade. Esta inflamação ocorre sobretudo nas articulações das mãos, dos punhos, dos cotovelos, dos joelhos e dos pés.

HN –  Com a identificação, diagnóstico e tratamento precoce, é possível reverter o curso da doença?

HC – Existem vários tipos de doenças reumáticas: inflamatórias crónicas, como a artrite reumatoide, e outras mais degenerativas, como a artrose.

As doenças inflamatórias crónicas, como a artrite reumatoide, causam uma alteração do sistema imune e uma inflamação crónica. Portanto, se a AR não for diagnosticada e tratada a tempo, conduz à destruição articular. Em contrapartida, se for diagnosticada e tratada atempadamente, a doença é controlada, a inflamação deixa de estar presente, e obtêm-se bons resultados.

O mais importante é diagnosticar precocemente e instituir um tratamento adequado e precoce. Dessa forma, evita-se a destruição articular, controla-se a inflamação e, portanto, a doença não progride.

 HN – Quais são as principais metas a alcançar no tratamento?

HC – Essencialmente, o controlo da inflamação e a remissão total da doença sob a terapêutica. Ou seja, deixa de haver atividade da doença, progressão, destruição articular e incapacidade funcional, o que torna possível uma boa qualidade de vida dos doentes.

 HN – As terapêuticas biológicas vieram revolucionar o tratamento da artrite reumatoide. Quais foram os últimos desenvolvimentos neste domínio?

HC – Desde o início dos anos 90, e sobretudo desde o início da década de 2000, otimizaram-se as terapêuticas imunossupressoras convencionais como, por exemplo, o metotrexato, surgiram novas terapêuticas sintéticas, tais como a leflunomida, desenvolveram-se e surgiram no mercado as terapêuticas biotecnológicas.

Estas terapêuticas dirigem-se a alvos específicos na fisiopatologia e nas vias que são patológicas na artrite reumatoide. Esses alvos são desencadeadores ou perpetuam a inflamação. Ao diminuir esses medidores celulares e moleculares, consegue-se controlar a artrite reumatoide e a sua atividade.

As terapêuticas biotecnológicas têm revolucionado o tratamento da doença, permitindo controlar a sua atividade e impedindo a destruição estrutural. Progressivamente, surgiram novas classes terapêuticas, sobretudo anticorpos monoclonais e anticorpos contrarrecetores, que são mediadores inflamatórios, ou mesmo  sinalizadores intracelulares de células inflamatórias que conseguem controlar o sistema imune e a inflamação.

HN – Que opções existem para os doentes que não respondem às terapêuticas convencionais?

Após o diagnóstico, inicia-se o tratamento com imunossupressores, tais como o metotrexato, e outros fármacos imunossupressores sintéticos ditos convencionais. Quando não há uma boa resposta, adicionam-se as terapêuticas biotecnológicas ou inibidores de mediadores que intervêm nas células.

Habitualmente, as terapêuticas convencionais controlam cerca de 70% a 80% dos doentes. Os remanescentes 20% a 30% são tratados com terapêuticas biotecnológicas. Por vezes, podem  não responder a uma primeira linha, sendo depois tratados com outras classes terapêuticas.

Recordo também que, além das terapêuticas farmacológicas, há muitas opções não farmacológicas que é necessário adicionar, desde a reabilitação, como tratamentos de fisioterapia, a adoção de uma alimentação saudável e a realização de atividade física, com o objetivo de manter uma boa massa óssea e muscular.

Além disso, é importante verificar se não existem efeitos adversos dos medicamentos e se não existem repercussões noutros órgão-alvo, tais como os pulmões, os olhos ou o coração. É necessário verificar não só as articulações mas também estar atento a manifestações extra articulares da AR, que podem requerer terapêuticas dirigidas.

Com todas estas medidas, conseguimos controlar a atividade da  artrite reumatoide e impedir a sua progressão.

Entrevista de Adelaide Oliveira

#artrite reumatoide

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights