Associação Americana de Diabetes atualiza metas para controlo da doença

20 de Dezembro 2022

A Associação Americana da Diabetes (ADA) divulgou recentemente as orientações internacionais para o cuidado da diabetes em 2023, que incluem metas mais agressivas no que diz respeito ao controlo da pressão arterial e dos lípidos.

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) divulga o documento, considerado a cartilha dos cuidados na diabetes, focado na prevenção das doenças cardiovascular e renal em pessoas com diabetes.

As recomendações incluem ainda uma maior ênfase na perda de peso como meta terapêutica para a diabetes tipo 2, orientações para rastreios e avaliação da doença arterial periférica para prevenir amputações e diretrizes para o tratamento da doença renal crónica. Além disto, é destacada a importância do papel de proximidade dos profissionais de saúde.

“A diabetes implica que se pense numa perspetiva multidisciplinar, pois é uma doença complexa e heterogénea, que não poupa pessoas pelo sexo, pela idade ou pelo estatuto social. Iremos reforçar as orientações para melhor lidar com esta doença crónica e criar condições para uma melhor qualidade de vida e integração social”, afirma José Manuel Boavida, presidente da APDP.

Os objetivos agora propostos para a tensão arterial nas pessoas com diabetes apontam valores menores ou iguais a 130 mmHg (pressão sistólica) e 80 mmHG (pressão diastólica), face aos anteriores: 140/80.

Os novos objetivos incluem uma variação entre 55 mg/dL e 70 mg/dL para os níveis ideais de colesterol (LDL), dependendo do risco cardiovascular individual. Nas metas anteriores, os valores de LDL podiam chegar aos 100 mg/dL.

“Nesta nova versão das recomendações internacionais é possível ver a necessidade de cuidar, com maior rigor, da diabetes e reduzir as suas consequências, principalmente as que estão relacionadas com o coração e o rim”, acrescenta o presidente da APDP.

As novas recomendações para o controlo da diabetes estão disponíveis na revista científica “Diabetes Care”, aqui. Esta publicação tem como objetivo aumentar o conhecimento, estimular a investigação e promover uma melhor gestão da diabetes.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights