‘Task-force’ admique que meta dos 70% de população com 1.ª dose da vacina pode atrasar-se até 15 dias

23 de Junho 2021

O coordenador da 'task-force' para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 admitiu esta quarta-feira um atraso de até 15 dias na meta de 70% de população vacinada com a primeira dose, por causa de adiamentos nalgumas entregas de vacinas.

“A meta dos 70% de primeiras doses prevista para 08 de agosto pode atrasar-se até 15 dias”, disse o vice-almirante Gouveia e Melo, que falava durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde.

O responsável apontou a redução de vacinas por parte de duas marcas, sem especificar, assim como diversos adiamentos que têm acontecido.

“Estou a fazer o que posso para otimizar o ‘stock’”, afirmou o responsável.

Na comissão, o vice-almirante Gouveia e Melo disse ainda que há cerca de 47% da população vacinada com a primeira dose e 30% com a vacinação completa e adiantou que o ritmo de vacinação tem sido afetado por falta de vacinas suficientes.

“Não tem sido por falta de capacidade do sistema, mas pela disponibilidade de vacinas e pela regularidade na entrega”, acrescentou.

O responsável adiantou que o ritmo de vacinação está acima das 100 mil vacinas por dia e, alargando os horários, será possível chegar às 140 mil por dia.

“Se tivermos vacinas para manter esse ritmo ele será mantido e, se possível, ultrapassado” afirmou Gouveia e Melo, acrescentando:

“Não está nas nossas mãos, nem nas da população, controlar as vacinas que recebemos”, disse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights