Especialistas e membros de equipas cirúrgicas convidados para participar em apresentação sistema inovador da Vinci Xi

28 de Junho 2021

Intervenções cirúrgicas passam a poder ser realizadas a partir de uma consola. O sistema da Vinci Xi traduz os movimentos das mãos do médico em impulsos que são literalmente transmitidos aos braços robóticos, permitindo aos cirurgiões “trabalhar com grande precisão”. Para dar a conhecer melhor esta tecnologia a empresa Excelência Robótica promove uma série de sessões práticas que irão decorrer entre hoje e sábado.  

Cirurgiões, enfermeiros de bloco operatório e internos de cirurgia, de diferentes especialidades, são convidados a participar numa sessão de apresentação do mais inovador sistema cirúrgico da Vinci no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. O curso está organizado em sessões específicas para cada equipa de trabalho. Cada módulo tem a duração de quatro horas – das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h – e conta com a presença de seis participantes.

Neste sentido, entre 28 de junho e 1 de julho a formação é dirigida a cirurgiões especialistas. No dia 2 de julho destina-se a internos de cirurgia e a 3 de Julho realiza-se o módulo para as equipas de enfermagem cirúrgica.

Durante cada sessão, um especialista clínico da Excelência Robótica explicará as características técnicas do sistema robótico da Vinci Xi, as avançadas tecnologias associadas a este equipamento – fluorescência, selagem de vasos, sutura mecânica robótica e o simulador virtual de exercícios. As sessões terão uma componente de simulação virtual, para formação no modo intuitivo de controlo dos pedais e manipuladores da consola cirúrgica. Após a realização destes passos, os participantes poderão utilizar o sistema da Vinci Xi em modelo prático.

De acordo com Pablo Diaz, Director Ibérico de Negócio da ABEX – Excelência Robótica, o sistema cirúrgico da Vinci Xi traz “vantagens importantes para os sistemas de saúde”, uma vez que contribui para a “redução de tempo de internamento, a minimização complicações pós operatórias e o aumento da rapidez de recuperação dos pacientes”.

Com o sistema cirúrgico da Vinci, o cirurgião não opera diretamente no paciente, mas sentado numa consola, a partir da qual manuseia os comandos dos instrumentos. O sistema traduz os movimentos das mãos do médico em impulsos que são literalmente transmitidos aos braços robóticos, permitindo-lhes alcançar áreas de difícil acesso. A visão tridimensional com ampliação até 10 vezes permite ao cirurgião trabalhar com grande precisão.

O primeiro sistema cirúrgico da Vinci chegou a Portugal em 2010 e a Espanha em 2005. Desde então, já foram instalados mais de 80 equipamentos na Península Ibérica. O modelo da Vinci Xi é o sistema da Vinci tecnologicamente mais avançada para realizar cirurgias robóticas minimamente invasivas.

Em 2020, realizaram-se mais de nove mil intervenções em Portugal e em Espanha, o que traduz um crescimento superior a 10%, em relação a 2019.

No ano passado, 59 % das intervenções cirúrgicas realizadas com o sistema da Vinci, a nível ibérico, foram efectuadas por urologistas – em casos de patologia de próstata e rim – cerca de 10% das intervenções foram de ginecologia oncológica e benigna, e 24% das intervenções realizadas com este sistema foram de cirurgia geral.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights