Idanha-a-Nova já apoiou 80 operações às cataratas

6 de Julho 2021

Mais de 80 pessoas do concelho de Idanha-a-Nova já foram operadas gratuitamente às cataratas, no âmbito de uma parceria entre o município local e a Fundação Álvaro Carvalho.

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, esta autarquia do distrito de Castelo Branco, que é liderada por Armindo Jacinto, salienta que, no início do mês, um novo grupo de 13 munícipes beneficiaram deste procedimento.

“As cirurgias às cataratas visam aumentar a qualidade de vida das pessoas, em particular dos mais idosos, que, através desta intervenção, melhoram a visão e podem ter uma vida mais autónoma, mais ativa e mais feliz”, aponta a informação.

A nota especifica ainda que os encargos deste projeto são comparticipados em 50% pela Câmara de Idanha-a-Nova e que os restantes 50% são financiados pela Fundação Álvaro Carvalho, não tendo os beneficiários quaisquer custos com a cirurgia ou com as consultas pré e pós-operatórias.

Os critérios de seleção de utentes contam com a articulação entre o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e a Clínica Oftalmológica da Beira Interior na avaliação clínica das pessoas, tendo também em consideração os casos de justificado apoio social.

A autarquia também salienta que os utentes se têm mostrado “muito reconhecidos por verem resolvidos défices visuais elevados”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights