Governo alemão apela a população para se vacinar face a subida de contágios

7 de Julho 2021

O Governo alemão apelou esta quarta-feira à população para que se vacine contra a Covid-19, incluindo os jovens acima dos 12 anos, para evitar o aumento dos contágios no outono, alertando que já se regista uma subida nos dados semanais sobre as infeções.

“Ou a pessoa se vacina ou vai ser infetada” e por isso “onde não houver vacinação suficiente, haverá grupos populacionais com muitas infeções”, declarou o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, apelando a que a população se vacine contra a Covid-19.

“Se pudermos dar o nosso melhor em julho, teremos boas perspetivas para o outono, um inverno com menos exigências e muito menos restrições”, acrescentou o ministro, que não acredita num levantamento antecipado de todas as medidas de restrição para o combate à pandemia.

O Instituto Robert Koch (RKI) informou hoje que o registo semanal de novas infeções por cem mil habitantes aumentou para 5,1 casos (em comparação com 4,9 no dia anterior).

Até agora, na Alemanha, 32,6 milhões de pessoas (39,3% da população) receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 e 56,8% dos cidadãos receberam uma dose (cerca de 47,2 milhões de pessoas).

No total, 3,7 milhões de infeções e 91.110 mortes pela Covid-19 foram registadas até agora na Alemanha.

Tanto o Governo alemão quanto o RKI insistiram há poucos dias que apenas a vacinação completa contra a Covid-19 oferece proteção máxima contra o novo coronavírus e, acima de tudo, sublinharam que isso é importante para impedir a propagação da variante Delta, que foi primeiro descoberta na Índia.

O secretário-geral da representação federal das escolas públicas (Bundesschülerkonferenz), Dario Schramm, pediu hoje que todos os adolescentes e jovens sejam vacinados durante as férias escolares de verão.

“Quando se trata de voltar à escola após as férias, a vacinação será um elemento-chave para um ensino seguro”, disse Schramm aos meios de comunicação locais.

O ministro Spahn defendeu que adolescentes de 12 anos também recebam a vacina e que o Governo alemão fará o que for preciso para que seja administrada a primeira dose nesta faixa etária antes do fim de agosto.

Desde o último dia 07 de junho, a ordem de prioridade para a toma da vacina na Alemanha foi suprimida e a partir desse dia pode ser solicitado um agendamento para menores entre os 12 e os 16 anos.

Dentro do Governo alemão, manifestou-se nos últimos dias perceções diferentes sobre a prioridade que deve ser dada ao levantamento gradual das restrições.

Enquanto Spahn (do conservador CDU, partido da chanceler Angela Merkel) está relutante, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, defendeu o avanço da reabertura.

Maas considerou esta terça-feira que não há “justificão política” para manter as restrições no quotidiano de quem recebeu as duas doses da vacina, acreditando que todas as limitações serão levantadas durante o mês de agosto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights