Lar de Urrós em Mogadouro com 13 casos positivos

16 de Julho 2021

O Lar de Urrós, no concelho de Mogadouro, regista esta sexta-feira 13 casos positivos de Covid-19, dos quais 11 são utentes e dois funcionários, todos com a vacinação completa, disse à Lusa fonte da instituição.

“Temos no total 13 utentes, sendo que 11 testaram positivo para o novo coronavírus, e 13 funcionários, dois também testaram positivo para a infeção” pelo vírus SARS-CoV-2, disse a diretora técnica do Lar, Rita Carrasco.

Segundo a responsável, todos os utentes que testaram positivo para a Covid-19 estão assintomáticos e, com este surto, tiveram de ser feitas algumas alterações ao funcionamento da instituição com supervisão da Saúde Pública e Segurança Social.

O Lar do Centro Paroquial de Urrós, no distrito de Bragança, já foi desinfetado, estando a seguir as recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS).

“Na segunda-feira os utentes que deram negativo no teste de despiste à covid-19 voltam a ser testados”, disse, acrescentado que os casos positivos “estão vacinados contra a covid-19 com a segunda dose da vacina desde fevereiro”.

Segundo o mais recente boletim epidemiológico emitido hoje pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, o concelho de Mogadouro regista 38 casos positivos de Covid-19.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.070.508 mortos em todo o mundo, entre mais de 188,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.194 pessoas e foram registados 922.747 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto nacional deteta bactérias e resistência a antibióticos em 30 minutos

Um dispositivo portátil para a deteção rápida de bactérias e da resistência a antibióticos está a ser desenvolvido em Portugal por um consórcio que junta entidades públicas e privadas. O equipamento permitirá identificar, a partir de uma simples amostra de urina, a bactéria responsável pela infeção e os genes associados à resistência antimicrobiana, possibilitando a indicação do antibiótico mais adequado para o tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights