Núcleo de Estudos de Geriatria lança campanha contra preconceitos na velhice

23 de Julho 2021

O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai lançar este domingo uma campanha de sensibilização com o objetivo de “alertar para os preconceitos existentes contra a velhice”.

A ação, denominada “Os Idosos são Valiosos”, vai ser dada a conhecer na véspera do Dia Mundial dos Avós e conta com a participação de 39 personalidades de diversos quadrantes da sociedade portuguesa e com a participação especial do Papa Francisco.

“A nossa espécie passou a viver muitos mais anos, a sociedade evoluiu. O conceito de que ser velho é ser doente e que a maioria dos velhos são doentes, dependentes e dementes, confirmou-se afinal como preconceito”, refere no comunicado o coordenador do NEGERMI, João Gorjão Clara.

“Os velhos de hoje são, na maioria, autónomos, sem compromisso cognitivo e sentem-se saudáveis”, acrescenta.

Marcelo Rebelo de Sousa, Adriano Moreira, Eunice Munhoz, José Jorge Letria, Rui de Carvalho, Rui Nabeiro e Simone de Oliveira são algumas das figuras de renome que aceitaram dar o seu testemunho.

“A ideia chave, a ideia força desta campanha é valorizar o papel daqueles que mais experiência têm, que mais deram e receberam ao longo das suas vidas e que não podem ser esquecidos. Antes, devem ser valorizados”, frisa o Presidente da República para a campanha.

O médico geriatra João Gorjão Clara diz na nota que “o envelhecimento populacional provocou algumas perturbações nas sociedades ditas evoluídas”.

Os idosos, continua, são “ignorados nas qualidades e conhecimentos com que uma longa vida os enriqueceu”, sendo marginalizados e até “violentados física e psicologicamente pela sociedade e muitas vezes pelos familiares”.

“Com esta iniciativa pretendemos também demonstrar que a especialidade de Geriatria não se limita apenas à intervenção na prevenção e tratamento das doenças, mas tem também o dever de se preocupar com o reconhecimento dos direitos, a defesa do bem-estar e da qualidade de vida dos idosos”, conclui Gorjão Clara.

A campanha será divulgada na RTP, na Rádio Renascença e nas redes sociais da SPMI.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights