Descobertos alvos terapêuticos para a inibição do progresso do cancro colorretal

25 de Julho 2021

Investigadores da Universidade de Nagoya, Japão, revelaram que os tecidos colorretais do cancro contêm fibroblastos promotores de cancro e fibroblastos redutores de cancro. As suas descobertas foram publicadas recentemente na Revista “Gastroenterology”.

Os fibroblastos dentro dos tecidos cancerígenos, chamados fibroblastos associados ao cancro (CAFs), são divididos em pelo menos duas populações, os que promovem a progressão do cancro e os que o restringem.

Os investigadores acreditaram que impedir a função dos CAFs promotores de cancro poderia ser um método promissor para prevenir a progressão do cancro, mas a falta de compreensão do mecanismo subjacente à heterogeneidade dos CAFs dificultou o seu desenvolvimento.

Nos tecidos normais do cólon as proteínas morfogenéticas ósseas (BMPs), que são segregadas pelas células do estroma, são conhecidas por desempenharem um papel crítico na regulação da homeostase intestinal, enquanto nos tecidos cancerosos do cólon, são consideradas como estando associadas à progressão do cancro.

Os investigadores tiveram como objetivo determinar como as células estromais levam as BMPs a estar envolvidas na progressão do cancro colorretal, analisando dados abrangentes de perfil de expressão genética para identificar genes relacionados com BMP que são especificamente expressos em CAFs colorretais.

A investigação, liderada pelos professores Atsushi Enomoto e Masahide Takahashi,  descobriu dois tipos de proteínas, meflin e gremlin 1, que eram codificadas por tais genes e verificou que modelos de ratos com uma alta expressão de meflin tinham um prognóstico favorável, enquanto aqueles com uma alta expressão de gremlin 1 tinham um prognóstico desfavorável.

Os investigadores concluíram que estes resultados revelaram que a proliferação de células cancerosas colorretais pode ser suprimida através da administração de um anticorpo neutralizante de gremlin 1 ou através da superexpressão de meflin.

Informação bibliográfica completa:

The study, “The balance of stromal BMP signaling mediated by GREM1 and ISLR drives colorectal carcinogenesis,” was published online in the journal Gastroenterology, at DOI 10.1053/j.gastro.2020.11.01.

NR/AG/HN/Adelaide Oliveira

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights