Austrália anuncia fim do confinamento de cerca de oito milhões de residentes

27 de Julho 2021

As autoridades australianas anunciaram esta terça-feira o fim do confinamento de cerca de oito milhões de residentes nos estados de Vitória (sudeste) e Austrália do Sul.

A restrição vai terminar ao fim do dia, depois de um período de dez dias de confinamento em Vitória e de sete dias no estado de Austrália do Sul (centro sul).

Algumas medidas vão continuar em vigor para evitar a propagação do novo coronavírus, como a proibição de visitantes e o uso obrigatório de máscaras.

No estado de Nova Gales do Sul, na costa leste do país, onde o atual surto de Covid-19 foi detetado em meados de junho, mantém-se a medida de contenção, depois de as autoridades locais terem identificado 172 novos casos, nas últimas 24 horas.

Victoria registou dez infeções e as restantes regiões não diagnosticaram quaisquer casos de Covid-19.

Em Sydney e nas áreas circundantes, onde o confinamento de cerca de seis milhões de residentes foi imposto em 26 de junho, a medida deverá manter-se em vigor até sexta-feira, embora alguns especialistas disseram já acreditar que possa ser prolongada até setembro, dado o elevado número de infeções comunitárias.

A Austrália, que implementa uma política de contenção dura e rápida quando deteta surtos de Covid-19, acumulou mais de 33 mil casos da doença, desde o início da pandemia, e 920 mortes, a maioria das quais ocorridas durante a segunda vaga, que começou em meados de 2020 em Melbourne, capital de Vitória.

O surto em Sydney, capital do estado de Nova Gales do Sul, suscitou críticas ao programa de vacinação, com um atraso de dois meses. Até agora, apenas 16% da população com mais de 16 anos recebeu as duas doses necessárias para completar o esquema de vacinação.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.163.235 mortos em todo o mundo, entre mais de 194,1 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.301 pessoas e foram registados 954.669 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This