Órgão regulador do Brasil suspende autorização de importação da vacina Covaxin

27 de Julho 2021

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil anunciou esta terça-feira que suspendeu cautelarmente a autorização excecional para importação e distribuição de doses vacina indiana contra a Covid-19 Covaxin, pedida pelo Ministério da Saúde.

Num comunicado, a agência reguladora frisou que “a medida prevalece até que haja novas informações que permitam concluir pela segurança jurídica e técnica da manutenção da deliberação que autorizou a importação”.

A decisão foi tomada após a Anvisa ter sido informada pela empresa indiana Bharat Biotech de que a empresa brasileira Precisa Medicamentos, que intermediou a compra de 20 milhões de doses desta vacina pelo Governo brasileiro, já não tinha autorização para representar a fabricante da Covaxin no país.

Deste modo, os técnicos da Anvisa consideraram que a perda de legitimidade da empresa Precisa Medicamentos para representar o Governo perante a agência reguladora pode influenciar no cumprimento dos requisitos e condicionantes da importação.

“A decisão levou em conta ainda notícias de que documentos ilegítimos podem ter sido juntos ao processo de importação, o que pode ter impacto nas conclusões quanto aos aspetos de qualidade, segurança e eficácia da vacina a ser utilizada pela população nacional”, destacou a agência, no comunicado.

Devido a esta suspeita, a Procuradoria Jurídica da Anvisa promove diligências junto do produtor da vacina (Bharat) e do Ministério da Saúde.

A compra da Covaxin também é alvo de uma investigação no Senado promovida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as ações e supostas omissões do Governo brasileiro no combate a pandemia.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo ao contabilizar 550.502 vítimas mortais e mais de 19,7 milhões de casos confirmados de Covid-19.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.169.966 mortos em todo o mundo, entre mais de 194,6 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Iscte e Trofa Saúde Lançam Programa Inovador de Liderança

O Iscte Executive Education e o Grupo Trofa Saúde uniram forças para criar o “Programa de Liderança em Saúde”, uma formação inovadora que capacita líderes do setor com competências avançadas em gestão, comunicação e resolução de problemas, refletindo desafios reais.

Enfermeiros açorianos: dívida histórica resolvida

Foi assinado hoje, em Angra do Heroísmo, um acordo histórico que assegura o pagamento de retroativos e reposicionamentos remuneratórios aos Enfermeiros da Região Autónoma dos Açores, encerrando uma dívida de 14 anos. A Ordem dos Enfermeiros desempenhou papel decisivo neste processo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights