Centro Hospitalar Cova da Beira dinamiza ações para promover aleitamento materno

28 de Julho 2021

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) vai dinamizar um conjunto de ações informativas que visam promover o aleitamento materno e, consequentemente, melhorar a saúde coletiva e garantir o bem-estar de mulheres e crianças, foi esta quarta-feira anunciado.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, esta unidade de saúde com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, explica que a iniciativa decorre de 01 a 07 de agosto e que se enquadra na Semana Mundial do Aleitamento Materno.

“Num ano sobejamente marcado pelos desafios que a pandemia da covid-19 veio impor à comunidade global, garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar de todos revela-se mais importante do que nunca. Nesse sentido, proteger o aleitamento materno, base da vida e fator promotor de sobrevivência, saúde, nutrição e segurança alimentar, tanto em situações normais, como em situações de crise, é o desígnio central da edição de 2021 e uma responsabilidade de todos, à qual o CHUCB não poderia deixar de estar associado”, acrescenta.

Segundo refere, as ações de informação e esclarecimento serão promovidas pela equipa de Enfermagem do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do CHUCB com o objetivo de alertar a comunidade e as instituições para a real importância de proteger e apoiar o aleitamento materno.

Entre as ações programadas estão a apresentação ‘online’ desta iniciativa e a transmissão do filme “Estratégias de Suporte ao Aleitamento Materno no CHUCB”, que decorrem via Facebook institucional, no dia 02 de agosto às 10:30.

Estão igualmente previstas a distribuição/difusão de materiais gráficos e multimédia alusivos ao aleitamento materno, no Hospital Pêro da Covilhã e no Hospital do Fundão, e a realização da exposição de um mural de fotografias alusivas ao tema, nos átrios daqueles dois hospitais.

Para o dia 04 de agosto está agendado um ‘webinar’ com o tema: “Amamentação e Vinculação”, com transmissão pública, no Facebook do CHUCB às 11:00.

O CHUCB tem sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights