Polícia tailandesa usa balas de borracha e gás lacrimogéneo contra manifestantes

10 de Agosto 2021

A polícia tailandesa utilizou esta terça-feira balas de borracha e gás lacrimogéneo contra manifestantes em Banguecoque que pediam reformas democráticas e criticavam a forma como o Governo está a lidar com a pandemia de Covid-19.

Os manifestantes desafiaram a proibição oficial de ajuntamentos, já que a Tailândia enfrenta o pior surto do vírus desde o início da pandemia, com cerca de 20.000 novos casos por dia.

O ritmo lento da vacinação e o impacto económico das restrições e encerramentos de empresas estão a colocar o Governo do primeiro-ministro, Prayut Chan-O Cha, sob grande pressão.

Centenas de pessoas marcharam pelas ruas da capital em motorizadas e carros, tendo os confrontos começado no início da noite.

Uma cabine de controlo de tráfego da polícia foi incendiada, entre outros danos.

Alguns manifestantes lançaram petardos e fogo-de-artifício contra a polícia, que respondeu com balas de borracha, canhões de água e gás lacrimogéneo.

“O Governo autoritário de Prayut Chan-O Cha continua a procurar, conceder e distribuir benefícios à classe dominante, deixando os doentes e os mortos entregues à sua própria sorte”, disse a ativista e estudante Benja Apan durante a demonstração.

Um tribunal tailandês ordenou hoje que a polícia “tome precauções” ao tentar controlar uma multidão, mas rejeitou um pedido de proibição do uso de balas de borracha feito por advogados defensores dos direitos humanos.

Um movimento pró-democracia liderado por jovens empurrou dezenas de milhares de pessoas para as ruas no ano passado para exigir a demissão de Prayut, um antigo chefe do exército que chegou ao poder após um golpe em 2014.

Este movimento quebrou velhos tabus ao pedir também a reforma da monarquia tailandesa.

Muitos manifestantes foram acusados de crimes de lesa-majestade, o que pode valer até 15 anos de prisão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights