‘Task force’ diz que mais de 80 mil crianças já se registaram para ser vacinadas

13 de Agosto 2021

A ´task force´ responsável pelo processo de vacinação contra a Covid-19 registou já mais de 80 mil pedidos de autoagendamento de vacinas para jovens entre os 12 e os 15 anos, disse à Lusa fonte da entidade.

Até às 17:40 de quinta-feira foram recebidos mais de 80 mil pedidos de auto agendamento para vacinação de utentes entre os 12 e os 15 anos, para os dois fins de semana previstos, disse a fonte.

Ontem, numa entrevista à SIC o vice-Almirante Gouveia e Melo, responsável pela ´task force´, reafirmou a importância da vacinação dos mais jovens, explicando que com a nova variante da Covid-19 (Delta) a imunidade de grupo poderá ser atingida não com 70% da população vacinada mas com 85%.

O responsável tem defendido a vacinação dos mais novos, tendo nomeadamente em conta o início em breve do ano letivo, mas disse na entrevista que não pressionou nesse sentido a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que considerou não ser sequer uma pessoa que se deixe pressionar.

Gouveia e Melo lembrou que as crianças não se podem vacinar fora da sua área de residência (a propósito de este ser um período de férias em que muitas famílias estão fora dos seus locais habituais de residência) e que devem sempre ser acompanhadas por um responsável (os pais ou representante legal) quando se dirigirem a um centro de vacinação.

Na entrevista disse ainda que a ´task force´ reportou todos os processos de vacinação indevida e que acredita que todos eles “terão consequências”.

Gouveia e Melo reafirmou a sua convicção de todos se vacinarem, lembrando a grande diferença do número de mortes por Covid-19 em dezembro e janeiro passados e agora, que se deve ao processo de vacinação. A toma de uma segunda dose da vacina reduz em 11 vezes a probabilidade de óbito por Covid-19, disse.

Quanto a uma terceira dose de vacina afirmou que Portugal terá as vacinas suficientes para isso, ainda que a ´task force´ não esteja neste momento preparada para tal, mas acrescentou que uma terceira dose não lhe parece inevitável, até porque “não há estudos científicos que provem essa necessidade”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This