Primeiro-ministro da Malásia ausente da tomada de posse do seu Governo por estar em isolamento

30 de Agosto 2021

O novo primeiro-ministro da Malásia, Ismail Sabri Yaakob, perdeu esta segunda-feira a cerimónia de tomada de posse do seu Governo por estar em isolamento, após ter entrado em contacto com alguém infetado com Covid-19, disse o seu gabinete.

Ismail Sabri Yaakob começou o auto isolamento e comparecerá de forma virtual às comemorações oficiais do Dia Nacional da Malásia, de acordo com um comunicado do seu gabinete que não avançou a pessoa com quem o primeiro-ministro entrou em contacto, se foi testado e por quanto tempo permanecerá em isolamento.

Ismail assumiu o cargo em 21 de agosto, num ambiente de profundo desagrado da população diante do fracasso do Governo anterior em controlar a pandemia do SARS-CoV-2.

Os casos diários de Covid-19 na Malásia subiram para mais de vinte mil desde 05 de agosto, com o total de infeções a ultrapassar 1,7 milhões de casos.

As mortes confirmadas da Malásia pela Covid-19 já ultrapassaram os 16 mil óbitos.

A campanha de vacinação está agora a avançar rapidamente no país, com 62% da população adulta totalmente imunizada.

O anterior primeiro-ministro, Muhyiddin Yassin, renunciou em 16 de agosto, após menos de 18 meses no cargo, já que as lutas internas da sua coligação lhe custaram o apoio da maioria no parlamento.

Ismail, de 61 anos, era o vice-primeiro-ministro de Muhyiddin e a sua nomeação para liderar o Governo pelo rei da Malásia essencialmente fez retornar ao poder a mesma coligação de governo.

Também devolveu o cargo de primeiro-ministro ao partido de Ismail, o United Malays National Organization (UMNO, na sua sigla em inglês), que liderou o país desde a independência do Reino Unido em 1957, mas que perdeu o poder nas eleições de 2018 no meio de um escândalo financeiro multimilionário.

Ismail foi criticado sobretudo por ter renomeado ministros do Governo anterior, que não conseguiu conter a pandemia, apesar de um estado de emergência de sete meses e um confinamento desde junho.

Um total de 31 ministros e 38 vice-ministros prestaram hoje juramento na tomada de posse no palácio real.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This