Moçambique ultrapassa um milhão de vacinados

1 de Setembro 2021

Moçambique ultrapassou o cumulativo de um milhão de pessoas completamente vacinadas contra o novo coronavírus, o que corresponde a 6,3% da população com mais de 15 anos, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Saúde, em comunicado.

“Moçambique tem 1.076.968 pessoas completamente vacinadas”, declarou o ministério no documento.

Segundo as autoridades de Saúde, o cumulativo de vacinados corresponde a 6,3% dos 17 milhões de pessoas, com mais de 15 anos, previstas imunizar até ao final de 2022, no âmbito do Plano Nacional de Vacinação.

“Este feito é encorajador, sabida a importância das vacinas para evitar a ocorrência de formas graves da doença e por evitarem mortes devido à Covid-19”, referiu o ministério.

O processo de vacinação contra a Covid-19 arrancou em março em Moçambique, abrangendo grupos prioritários, entre os quais os profissionais de saúde, agentes da polícia e diabéticos.

Mais tarde, em 04 de agosto, arrancou a campanha de vacinação em massa no país.

Moçambique assistiu a uma “redução considerável” dos indicadores oficiais da epidemia de Covid-19 durante o mês de agosto, em que houve também menos testes, segundo dados do Ministério da Saúde consultados hoje pela Lusa.

O número de mortes caiu 24%, ou seja, menos um quarto que em julho, descendo de 556 para 420 – sendo que julho foi o mês com o maior número de óbitos em Moçambique desde que foi declarada a pandemia, correspondendo ao pico da terceira vaga.

Moçambique tem um total acumulado de 1.866 mortes por Covid-19 e 146.754 casos, 91% dos quais recuperados da doença.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.518.163 mortes em todo o mundo, entre mais de 217,63 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cuidados continuados integrados: o desafio da fragmentação em Portugal

A prestação de cuidados continuados em Portugal caracteriza-se pela fragmentação entre serviços de saúde e sociais, criando lacunas na assistência a idosos e pessoas com dependência. A falta de coordenação entre os diferentes níveis de cuidados resulta em transições inadequadas e sobrecarga para as famílias

O Paradoxo Português: Mais Médicos Não Significa Melhor Saúde

Portugal supera a média da OCDE em número de médicos, uma vantagem que esconde uma fragilidade crítica. A escassez persistente de enfermeiros compromete a eficácia dos cuidados, sobrecarrega o sistema e expõe um desequilíbrio perigoso na equipa de saúde nacional

Prescrição segura em Portugal: antibióticos e opioides ainda acima das melhores práticas internacionais

Portugal mantém níveis de prescrição de antibióticos nos cuidados primários superiores à média da OCDE, um padrão partilhado com outros países do sul da Europa. Este uso excessivo, aliado a uma tendência crescente para opioides, alerta para riscos de resistência antimicrobiana e dependência, exigindo uma estratégia nacional concertada para mudar práticas clínicas e culturais profundamente enraizadas

Prevenção em Saúde: A Cura que Portugal Ignora

Apenas 3% da despesa em saúde em Portugal é canalizada para a prevenção. Este investimento residual, estagnado há uma década, condena o sistema nacional a um ciclo vicioso de tratamentos caros e reativos. Enquanto isso, países como a Finlândia e o Canadá demonstram que priorizar a prevenção é a estratégia mais inteligente e económica para travar o tsunami das doenças crónicas

Inovação em Saúde Portuguesa: O Labirinto Burocrático que Prende o Futuro

O relatório “Health at a Glance 2025” da OCDE expõe uma contradição gritante em Portugal: apesar de uma investigação robusta e profissionais qualificados, a inovação em saúde enfrenta anos de entraves burocráticos, deixando os doentes à espera de terapias já disponíveis noutros países e travando a modernização do SNS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights