Nuno Príncipe, Médico no Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar e Universitário de São João Membro do Grupo de Infecção e Sepsis

A sepsis é uma emergência médica

09/07/2021

A sepsis é uma doença que surge quando a reação do organismo a uma infeção é de tal forma exuberante que é capaz de comprometer o normal funcionamento dos órgãos do próprio organismo. Nos casos mais graves, designados de choque séptico, apresenta uma mortalidade superior a 40%.

No mundo inteiro, estima-se que existam cerca de 30 milhões de casos de sepsis por ano e que a sepsis seja responsável por cerca de 5 milhões de mortes anuais. Por este motivo, é tida como um dos assuntos prioritários por parte de várias instituições nacionais e internacionais ligadas à saúde.

As infeções bacterianas constituem a principal causa de sepsis. Destas, as infeções respiratórias são as mais habituais. No entanto, qualquer infeção, em qualquer localização, tem potencial de evoluir para sepsis.

 Os sintomas mais habituais que alertam para a possibilidade de sepsis são a associação de alterações da temperatura corporal (febre ou hipotermia) com: confusão, falta de ar, dor relevante em qualquer localização, ardência a urinar e muitos outros sinais ou sintomas, que devem ser alvo de rápida avaliação médica.

A prevenção da sepsis pode ser feita com a adesão a estilos de vida saudáveis, adesão às vacinas e profilaxias recomendadas, controlo rigoroso das doenças crónicas e adequados hábitos de higiene pessoal.

Informe-se. Esteja atento. Conheça os sintomas. Em caso de dúvida, procure ajuda especializada. O prognóstico da sepsis depende da precocidade com que é identificada.

A sepsis é uma emergência médica!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights