Rafaela Miranda Médica Interna de Medicina Geral e Familiar e Pós-graduada em Medicina Estética e Dermocosmética pela Universidade Alcalá de Henares (Madrid)

A Medicina Estética e os padrões de beleza

09/16/2021

A Medicina Estética é uma arte, que se traduz numa aliança entre a ciência, os conhecimentos médico-científicos e técnicos, e o design, o realce da beleza e a harmonia das formas. É uma ciência de detalhes.

O objetivo da Medicina Estética não é travar o envelhecimento nem modificar as formas humanas. O último fim será prevenir e retardar o envelhecimento, envelhecer de forma saudável e com qualidade e restaurar o volume perdido com o passar do tempo. Por outro lado, é possível aprimorar alguns traços com os quais não nos sentimos bem ou corrigir desequilíbrios naturais.

Não existe um padrão de beleza. A beleza é relativa, aquilo que é belo para mim pode não ser belo para o paciente. Não queremos produzir resultados iguais e estereotipados. Devemos, sempre, respeitar as linhas naturais do paciente.
Infelizmente, esta nova era e as redes sociais, trouxeram consigo os filtros e os ideais de beleza, inatingíveis, exagerados e desproporcionais, que distorceram a verdadeira essência da Medicina Estética. O objetivo dos injetáveis é produzir resultados subtis e naturais, impercetíveis a olhos inexperientes, isto é, as pessoas notam um aspeto mais saudável e rejuvenescido, tecem elogios, mas não conseguem apontar exatamente e concretamente a causa da mudança.

É necessária uma visão holística do paciente que temos à nossa frente. Nem sempre aquilo que incomoda o paciente é o que eu vejo ou o que acho necessário melhorar. Saber gerir a vontade do doente, desmistificar crenças ou expectativas irrealistas, e dizer “não” quando não concordamos ou não achamos adequado determinado procedimento. Uma avaliação criteriosa é o caminho certo para obtenção dos resultados desejados, ou para a falta deles.

A avaliação permite fazer diagnósticos e delinear um protocolo, que será, sempre, individualizado, de tratamentos. O planeamento, é talvez, uma das fases essenciais.

Ainda assim, é possível vermos alguns casos de excesso de preenchimento, proporções exageradas, que criam resultados artificiais. Para além disso, nota-se uma crescente demanda de resultados imediatos. E isso não é compatível com a medicina estética. Os resultados naturais requerem tempo e acomodação da pele. Nenhum resultado incrível se consegue de uma semana para a outra.

A medicina estética é uma subespecialidade médica. Sofremos, atualmente, de um grande mal que é o intrusismo e a apropriação de funções. Não basta conhecer a complexidade da anatomia facial. O primeiro e principal alicerce da nossa arte deve ser a segurança. São procedimentos extremamente minuciosos. É essencial dominar as contraindicações para cada um dos procedimentos, conhecer o historial clínico do doente e adequar e conciliar com a nossa atuação. É, importante, saber que, naturalmente, poderão haver complicações. O que diferencia um profissional habilitado para a prática desta especialidade, dos restantes, é a capacidade para as resolver. Fico estupefacta perante a coragem das pessoas em colocar a sua face, ou o seu corpo em pessoas não habilitadas, porque cobram um preço mais barato ou pelas consultas de avaliação gratuitas. O barato sai caro. Há erros que são incorrigíveis.

O que mudou com a pandemia? Em primeiro lugar, passamos mais tempo em frente aos ecrãs e, aspetos que anteriormente, apesar de não gostarmos, desvalorizávamos, agora, somos confrontados com eles diariamente e a todo o momento. Por outro lado, o uso das máscaras é o exemplo perfeito de como o olhar é importantíssimo numa face. E com o olhar, reparamos mais no terço superior da face, nas rugas, na qualidade da pele. Daí surgiu um aumento da procura dos nossos serviços. Para além disto, a recuperação dos procedimentos ficou muito mais facilitada com o teletrabalho e o próprio uso de máscaras que pode esconder os hematomas ou o edema (inchaço) que advém dos mesmos, e que as pessoas não gostam de mostrar.

O que nos reserva o futuro? Eu penso que haverá uma procura crescente pela Medicina Estética. A esperança média de vida está a aumentar, os cuidados de saúde melhoraram drasticamente, e, se podemos envelhecer bem e melhor, com mais qualidade, porque não?

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights